No link acima está uma atividade desenvolvida para a interdisciplina de Escolarização no Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica, consiste em um desenho com um breve esclarecimento quanto a mensagem que desejava transmitir na época.
Estávamos estudando o Manifesto dos Pioneiros, as influências do movimento Escola Nova no Brasil, a proposta resumia-se na construção de um "Manifesto dos Educadores e Educadoras Brasileiras do século XXI", em um formato a livre escolha. A minha opção foi uma manifestação artística por meio do desenho, acredito que a ideia foi transmitida com clareza, a inspiração veio da Escola Parque, idealizada por Anísio Teixeira, que provou que era possível se ter uma educação pública de qualidade, mas que no entanto, taxada de ambiciosa, a sua proposta não teve o incentivo merecido e não tomou a proporção que gostaria. Entretanto, o experimento com Centro Educacional Carneiro Ribeiro, em Salvador, Bahia, inaugurado em 1950, ganhou repercussão não somente nacional, como uma das mais audaciosas concepções pedagógicas, servido de inspiração até os dias de hoje.
Ao rever esse ideal de escola, o manifesto dos Pioneiros, não há como não se abater de tristeza ao pensar na educação atual, que as poucas conquistas que obtivemos nesse campo estão ameaçadas, que para alcançarmos algum dia um modelo educacional adequado, muitos confrontos ainda serão encadeados. Mas, concluo levantando a bandeira da resistência, pelos sobreviventes dessa terra e por aqueles que realmente amaram e deram a vida pelo nosso país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário