Iniciamos o semestre V
com a interdisciplina Projeto Pedagógico em ação no qual irá enfatizar o
desenvolvimento e a prática de Projetos de Aprendizagem, que consistem na elaboração
de um plano de ação a partir das dúvidas, necessidades e interesse dos alunos.
Para tanto se faz necessário articular meios de conhecer a turma, investigando
tais aspectos que possam subsidiar o projeto (através de rodas de conversa, por
exemplo), também há a necessidade de se trabalhar em conjunto com os outros
professores, de maneira interdisciplinar.
Nos projetos de
aprendizagem diferentemente dos projetos de ensino, os alunos é quem fornecem
ao professor, através de evidências, a temática que será trabalhada,
desenvolvida. Enquanto no segundo caso é o professor quem propõe o tema aos
alunos. Entretanto, mesmo cientes do quão positivo são os PAs para o
desenvolvimento da aprendizagem e em de acordo com a proposta construtivista, grande
parte das escolas de ensino público, no Brasil, ainda reluta em aderir essa
proposta de ensino. Seja por dificuldades encontradas dentro do estabelecimento
como com a própria gestão, insegurança por parte dos profissionais, dificuldade
de aceitação e compreensão da comunidade escolar, ou pela simples falta de
autonomia da escola perante as decisões impostas pelos poderes centrais do sistema. Pois tendo a escola o seu
autogoverno limitado e subordinado aos sujeitos detentores do poder, não exerce
uma autonomia legítima.
Olá, Daniela, muito boa sua reflexão sobre projetos!!
ResponderExcluirAbraços