O vídeo acima publicado aqui no blog em 02 de Novembro de 2015, no link https://danielajspaixao.blogspot.com/2015/11/crianca-alma-do-negocio.html, foi um dos primeiros vídeos postados e a escolha se deu pelo conteúdo que, precisamente, estava em discussão na interdisciplina de infâncias, bastante pertinente, considerei que merecia ser republicado.
As cruéis investidas da publicidade, no intuito de conquistar a opinião das crianças, foi uma tática encontrada pelo mercado de envolver as famílias em uma rotina guiada, exacerbadamente, pelo consumo. Consumir itens não por necessidade, mas por moda, por competição, para ter o lançamento em primeira mão, entre outros motivos, por vezes fúteis, virou um hábito vicioso que se insere cada vez mais precocemente. Os veículos de comunicação cientes desse cenário, aproveitam-se e lançam estratégias sempre viabilizando o lucro, com a influência exercida sobre as crianças, conseguem manipular o restante da família.
Por fim, reanalisando o vídeo vemos que o consumo em excesso pode ser entendido como uma tentativa de se encaixar no círculo social, de ser aceito e bem visto, tomando muitas vezes proporções desmedidas. Desse modo, os veículos midiáticos, estabelecem padrões, normas de conduta, valores que adentram lares e regulam a vida das pessoas, modificando inclusive aspectos da fase infantil, como o brincar. Esse vídeo nos incita a uma profunda reflexão a respeito do que está acontecendo com a infância, com as relações que significam a sociedade, até quando nos permitiremos ser manipulados e iremos consentir com que a infância seja roubada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário