A elaboração de um projeto constitui um importante processo a partir de questionamentos que precedem e orientam a pesquisa posteriormente. Esta se fundamenta no ato de querer compreender, de buscar o entendimento sobre algo que já se tem ou não uma vivência prévia, essa investigação que pode abranger em amplos aspectos as diferentes áreas do saber é fundamental para o processo de aprendizagem.
Os PA’s Projetos de Aprendizagem diferentemente dos Projetos de Ensino partem do interesse e idéia inicial dos alunos, ou seja, não ignoram suas noções prévias, consideram ainda, que a curiosidade é a alavanca propulsora do conhecimento.
O nosso projeto compreende turmas em diferentes faixas etárias, na qual pudemos identificar, por meio de questionamentos iniciais, a necessidade do desenvolvimento de um trabalho com o foco direcionado a leitura, incluindo a amplitude de prosseguimento e conexões que ele oferece. Isso porque não há uma idade pré-determinada para o início dos questionamentos e investigações, o termômetro constitui o interesse que a turma demonstra por determinado assunto, ou quando se sente “provocada”. Pois mesmo nas crianças pequenas é possível identificar suas curiosidades e preferências através das diversas demonstrações de interesse, que não se traduzem somente pela fala, mas pela perceptível vontade de descobrir seja através do olhar atento, da imitação ou do toque, entre outras insinuações. Em síntese, para um maior entendimento: “(...) a competência do aluno para formular e equacionar problemas se desenvolve quando ele se perturba e necessita pensar para expressar suas dúvidas (...)” (FAGUNDES, Léa et al. 1999)
Para finalizar, ao permitir a livre expressão dos seus alunos em nível de contribuições para a turma, o professor ainda tem a possibilidade de estimular aspectos que vão além do desenvolvimento intelectual, pois ao interagir, demonstrar interesse, se colocar no lugar de aprendiz também, promove-se um ambiente construtivista. Dessa forma podem-se trabalhar aspectos emocionais e capacidades sociais que contribuem para o fortalecimento da auto-estima, do respeito e da cooperação, sentimentos tão importantes ao desenvolvimento humano.
Sendo assim, para fins de esclarecimento: "A abordagem construtivista, sob uma perspectiva genética, propõe aprender tanto sobre o universo físico, quanto sobre o universo social." (FAGUNDES)
Referências:
FAGUNDES, Léa et al . Aprendizes do Futuro: as inovações começaram! Coleção Educação a Distância. Programa Nacional de Informática na Educação, 1999.
Disponível em: http://mathematikos.psico.ufrgs.br/textos/aprender.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário