domingo, 18 de setembro de 2016

RUBEM ALVES: GAIOLAS OU ASAS?

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Quando Rubem Alves menciona em seu artigo que foi atacado por tal aforismo, em seguida coloca que o mesmo nasceu de um sofrimento: “sofri, conversando com professoras do ensino médio em escolas de periferia. O que eles contam são relatos de horror e medo”.
O autor relata ainda, com pesar, uma passagem da sua infância no qual relaciona com o mesmo aforismo. Ele fala do cruel prazer que tinha em caçar passarinhos, colocá-los em uma gaiola e assisti-los debatendo-se em vão contra os arames. A relação que ele faz entre essa crueldade infantil e os relatos que ouviu dos professores, quanto à postura das crianças em sala de aula, é determinante para que comparasse algumas escolas com gaiolas.
Essa associação pode ser observada no seguinte trecho:
“Violento, o pássaro que luta contra os arames da gaiola? Ou violenta será a imóvel gaiola que o prende? Violentos, os adolescentes de periferia? Ou serão as escolas que são violentas? As escolas serão gaiolas?” (ALVES, Rubem, Artigo: Gaiolas ou Asas?)
Para resumir a educação, que defende, Rubem Alves utiliza as palavras “ferramentas e brinquedos”, para ele as escolas deveriam estar ligadas com problemas que são vivenciados diariamente pelas crianças e trabalhar em cima destas questões ensinando-as a resolvê-los.
Para Rubem Alves o principal objetivo da escola deve ser o desenvolvimento da inteligência. Ele salienta a importância do aprendizado de mecanismos para o amplo desenvolvimento do corpo também, essa educação do corpo se daria em aprender a resolver as questões do dia a dia, a sobreviver em sociedade ao passo que para essa sobrevivência se faz necessária também o desenvolvimento da alma. Esse desenvolvimento ele denomina de brinquedo, são atividades que nos dão prazer, que nos fazem bem e que nos enchem de alegria e esperança. Concordando com o autor penso que atividades assim, (como ouvir uma música, um poema, conhecer o canto dos pássaros, admirar uma obra de arte, para exemplificar), funcionam como um oxigênio para o cérebro, contribuindo para motivar a aprendizagem e também para ampliar a sensibilidade e o conhecimento de si mesmo.

Concluindo, o entendimento de educação defendido pelo autor visa humanizar a escola, aproximar professor e aluno e fazer com que ambos encontrem prazer no ambiente escolar. Por esse motivo o legado de Rubem Alves, as suas idéias e aforismos, não podem ficar no esquecimento. Até por que está mais do que provado que o ensino tradicional não tem um histórico de sucesso em nosso país, que ainda tem uma das maiores taxas de evasão escolar do mundo.

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