sábado, 16 de junho de 2018

História da Educação no Brasil - Aula 18 - Paulo Freire e sua proposta d...




O legado de Freire para a educação foi mais do que sugerir uma nova proposta ou método de ensino, além de derrubar as estruturas de uma pedagogia opressora denunciando os seus equívocos, como o uso das cartilhas na alfabetização, ele conseguiu nos advertir quanto ao caráter político da ação educativa. Lembrando a todos da função social exercida pela escola e que não pode ser negligenciada pelos órgãos competentes ao sistema educacional.
Ao olharmos para a Educação de Jovens e Adultos, por exemplo, nos damos conta de que de certa forma ela denuncia o fracasso tanto da escola regular, no que tange ao seu compromisso com a comunidade, quanto a desestrutura e imprevidência do Estado para com o seu comprometimento social. Já que somos levados a refletir assuntos pungentes como a evasão escolar, o trabalho infantil, o analfabetismo, questões raciais, os índices de desigualdade, entre outros. Esse amplo contexto de situações dolorosas se faz presente na EJA, e a essa modalidade de educação cabe o resgate desses sujeitos, descobrir e construir ações positivas, de forma que a aprendizagem escolar lhes propicie ferramentas úteis tanto para a resolução de questões práticas da vida cotidiana, como incluindo esses indivíduos no enredo produtivo, dinâmico e autônomo da sociedade.
Foi justamente atuar na libertação dos indivíduos delegados a viver as margens da sociedade que a pedagogia freiriana dedicou-se profundamente. Como nos mostra a experiência de Angicos, alfabetização em 40 horas dirigida por Paulo Freire, que testemunha a eficácia da sua revolucionária metodologia. Paulo Freire queria quebrar as barreiras do conhecimento e ensinar a leitura do mundo.

Um comentário:

  1. Oi Daniela, tudo bem?

    Bastante reflexivo seu texto. Realmente, não tem como falar em Freire e não mencionar sua imensurável contribuição para a Educação. Seu pensamento foi e continua sendo uma semeadura de esperança às pessoas. Pra mim, falar do seu legado é falar de Liberdade. Sua obra se constitui em uma resposta pedagógica transformadora e libertadora das estruturas que oprimem os mais pobres. Para ele não há ação pedagógica neutra, que seja politicamente descomprometida, pois o ato pedagógico, é baseado em participação política e na militância que reinventa a cultura.

    Abraço,
    Nádila Luchini
    Monitoria Acadêmica - 2018/1

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