O que é o corpo se não o nosso templo, a casa que abriga o nosso eu, podemos entende-lo como o lugar onde se dá toda a nossa manifestação psíquica, motora, orgânica e afetiva, o corpo e a mente não são dissociáveis. Desse modo, podemos pensar que a tentativa de conter as manifestações do corpo, também pode aprisionar a mente.
A contenção do corpo sucedeu-se por séculos nas instituições educativas, no intuito de elevar a inteligência, enaltecer a ciência e a razão. No entanto, essa prática acarretou no menosprezo das manifestações expressivas corporais. O que o doutor em educação física Marco Santoro vêm a esclarecer com sabedoria, no vídeo acima, advertindo que o conhecimento deve ser construído de corpo inteiro.
A educação infantil é um território de descobrimento e de investigação corporal, onde é possível perceber, muitas vezes, as primeiras conquistas dos desafios psicomotores. Como, por exemplo, conseguir subir um degrau mais alto, chutar uma bola, pular com um pé só, entre tantas outras descobertas que provocam os sentidos e que colaboram com a construção de um sujeito capaz, fortalecendo a sua identidade e autoniomia.
Sendo assim, favorecer o movimento especialmente na primeira infância permite o desenvolvimento psicomotor, a apropriação da noção espacial, de forma que a criança possa conhecer a si própria e comunicar-se com o mundo a sua volta, sentindo-se valorizada e respeitada na sua individualidade, contribuindo significativamente com a sua autoestima e consciência corporal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário