De acordo com a teoria
construtivista assim como ocorre em nosso organismo, com a maturação biológica
que acontece gradualmente em etapas, de forma análoga também ocorre com a nossa
mente, o desenvolvimento das estruturas mentais se dá de forma sequencial por
fases é o que Jean Piaget determinou de embriologia mental. Entretanto, apesar
de essa embriogênese terminar apenas na fase adulta, totalizando um contexto biológico
e psicológico, diferentemente das faculdades biológicas, essas fases não
desabrocham ao logo da vida do indivíduo, elas não são previstas. Isto é, nem
todos os seres humanos alcançarão todas as etapas do desenvolvimento mental,
pois elas dependem das exigências impelidas pelo meio, isso quer dizer que o
meio estimula as estruturas mentais, que o avanço acontece a partir da
necessidade de raciocinar sobre o objeto proposto.
Desse modo podemos dizer que
esse panorama do desenvolvimento humano, das estruturas biológicas e
cognitivas, se relaciona e esclarece a construção da aprendizagem, mas essa só
acontece mediante a ação interiorizada do indivíduo. Assim o desenvolvimento
cognitivo é a base da aprendizagem que ocorre pelo processo de assimilação e
acomodação. Isto posto, a ação acontece quando o indivíduo se vê diante do
objeto e atua sobre ele, modifica-o, transforma-o e compreende o processo dessa
transformação, o modo como foi construído, ocorrendo a assimilação. Nesse curso
se por ventura não há a ocorrência da assimilação de alguma situação, a mente
se modifica ou desiste, se modificar acontece à acomodação, assim quando a
assimilação e a acomodação entram em harmonia, há o que Piaget determinou de
equilibração.
Portanto conforme a epistemologia
construtivista, a aprendizagem é o estado decorrente do esquema de assimilação que
sofre a acomodação e estes entram em equilíbrio. É provocada por situações de
instabilidade, do enfrentamento do novo onde há a necessidade da ação, da
relação sujeito e objeto, nesse aspecto a melhor maneira de se promover a
aprendizagem no âmbito escolar é propor contextos de desequilíbrio e reequilibrações
consecutivas aos alunos. Logo aprender é um processo ativo individualizado que
ocorre por intermédio de conclusões com base em experiências.
Referências:
MARQUES, Tania Beatriz Iwaszko. Epistemologia Genética. In: SARMENTO,
Dirléia Fanfa; RAPOPORT, Andrea e FOSSATTI, Paulo (orgs). Psicologia e
educação: perspectivas teóricas e implicações educacionais. Canoas: Salles,
2008. p.17-26
PIAGET,
Jean. DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM.
Disponível em: https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2091693/mod_resource/content/1/Texto%20Desenvolvimento%20e%20aprendizagem%20de%20Jean%20Piaget%20.pdf
Vídeo: Introdução
a Psicologia do Desenvolvimento. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7GEV7HOsETM
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