quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Conceitos de Divisão e Multiplicação

Desde cedo as crianças são capazes de compreender conceitos matemáticos, nos quais servirão de embasamento para mais tarde compreenderem a estrutura e sistematização de algoritmos. São em dificuldades simples como conseguir organizar e classificar os brinquedos, dividir balas entre os amigos, comparar tamanhos ou combinar roupas, por exemplo, que a criança se apropria de conceitos como: a classificação, seriação, combinatória, conjuntos, medidas, proporções, entre outros.
É importante que o professor leve em consideração esse conhecimento prévio do aluno, e que evidencie as relações existentes entre as operações, antes mesmo da sistematização de um procedimento para a resolução de um problema. Assim como aborda o texto “Multiplicação e divisão a toda hora” é necessário que a criança compreenda o que está por trás das operações, para tanto jogar com as estruturas multiplicativas amplia a visão matemática, pois frente a um problema a criança vai se utilizar de conceitos que já conhece para tentar resolvê-lo.
Como professora na educação infantil a ludicidade está sempre presente em minhas práticas, então também procuro desenvolver os conceitos matemáticos através de jogos como o dominó, de brincadeiras como a amarelinha, dança das cadeiras, da música, da contação de histórias, da organização da sala, na hora da alimentação e também gosto de desenvolver receitas, entre outras atividades.
Concluindo, o texto nos trouxe idéias criativas como o trabalho desenvolvido pela professora Beta, junto aos seus alunos, de calcular as telhas do telhado da escola. E nos mostra que é possível explorar e transformar e o próprio ambiente escolar em situações desafiadoras, para desenvolver os conceitos de divisão e multiplicação entre outros. Dessa maneira o aluno avança de forma autônoma na resolução de problemas e o que de início parecia complexo e indecifrável, passa a lhe fazer sentido.







Referências:
http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo4/matematica2/campo_multiplicativo/nova_escola_campo_multiplicativo.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário