quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Reflexão a partir do texto: A matemática em sala de aula

A matemática é fruto do pensamento humano e os conceitos matemáticos são parte integrante do universo que nos cerca, pois os utilizamos nas mais diversas situações do nosso dia a dia, seja para organizar o nosso próprio pensamento elencando prioridades, para administrar a nossa vida em sociedade ou para realizar descobertas nos mais diversos âmbitos, entre outras coisas. E a criança desde que nasce é inserida nesse contexto, elas também observam e atuam no espaço ao seu redor, e aos poucos vão se orientando, construindo caminhos, estabelecendo sistemas de referência, identificando posições e se organizando no seu ambiente. Essa vivência inicial favorece a elaboração de conceitos que contribuem para o raciocínio lógico e abstrato. Raciocinar logicamente inclui saber construir e expressar idéias próprias, saber escutar idéias diferentes, selecionar, formular e demonstrar procedimentos na resolução de problemas, saber confrontar, argumentar, antecipar resultados de determinadas ações, também saber localizar erros, buscar resolve-los, entre outros.  Assim a matemática auxilia na construção do censo crítico, na organização do raciocínio, na tomada de decisões, contribuindo na formação de cidadãos autônomos, capazes de pensar e atuar na resolução de dificuldades.
Refletindo sobre o texto, o professor frente ao ensino da matemática não deve adotar uma postura radical de extremismo, essa é uma maneira equivocada e que pode acarretar em prejuízos ao aprendizado, engessando o pensamento. Pois tanto as crianças precisam ter acesso e conhecer as técnicas, quanto à base teórica, cabendo ao professor conhecer os seus alunos e encontrar a medida mais assertiva, adotando a maneira mais eficiente de fazer com que os seus alunos compreendam a matemática. Conforme nos coloca o texto referindo-se ao conceito de praxeologia desenvolvido por Chevallard (1999), que nos diz que há vários jeitos de resolver uma determinada operação matemática. Penso ser interessante que o professor abra esse leque de possibilidades aos alunos, para que eles mesmos reflitam e encontrem o jeito mais eficiente e prazeroso para si, em que o leve ao resultado correto. É importante mostrar que existem diferentes formas de se chegar a um mesmo resultado, estimulando a concentração e a reflexão, ensinando-os a explorarem diferentes situações que lhes sejam desafiadoras contribuindo para aguçar a curiosidade e a vontade de descobrir, de aprender. 

Concluindo, é importante que o aluno analise as diferentes formas de se chegar a um resultado e que entenda todo o processo, para tanto é necessário que o professor demonstre o passo a passo, que provoque e estimule. Abordando diferentes técnicas, situações problemas, se utilizando de diferentes materiais, inclusive jogos. É interessante conforme o texto coloca também, que escola considere o conhecimento anterior do aluno, as suas experimentações com a matemática, por exemplo, como a criança já era acostumada a dividir quantidades, a distribuir e fazer comparações antes mesmo de entrar na escola. Partindo desse pressuposto é possível aproximar os conceitos matemáticos as vivências reais das crianças, pois elas têm e devem ter várias experimentações com o universo matemático e outros que lhes possibilitem fazer descobertas, tecer relações, organizar o pensamento, o raciocínio lógico, situar-se e localizar-se espacialmente, contribuindo para que atuem como produtoras de conhecimento e não somente seguidoras de regras.






Referência bibliográfica:
SMOLE, Katia Stocco. MUNIZ, Cristiano Alberto (Orgs). A matemática em sala de aula: reflexões e propostas para os anos iniciais do ensino fundamental. Porto Alegre: Penso,2013.

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