domingo, 3 de abril de 2016

Ver e Olhar

Clique para obter Opções

Muita coisa se pode ver a todo o instante, conseguimos em poucos minutos fazer uma leitura superficial do ambiente ao nosso redor, mas poucas vezes conseguimos "olhar", olhar verdadeiramente, com profundidade. Ver é objetivo e imediato, já o olhar é subjetivo, é uma análise mais profunda, é necessário parar e analisar. Muitas vezes ainda há a necessidade de trocar de lugar, de se colocar no lugar do outro, por exemplo.
Para se ver não há exigências, exceto poder fazê-lo, para olhar exige-se compreensão, exige-se a vontade, o esforço e muitas vezes disponibilidade para abandonar a zona de conforto, abrindo mão de crenças, de valores, de verdades "absolutas". E sendo assim, nem sempre se está preparado para "olhar", seja conscientemente negando-se a fazer ou inconscientemente, simplesmente não percebendo. No entanto nem o nosso "olhar" é necessariamente a verdade, é tão somente o nosso ponto de vista, na qual pode mudar se olharmos de outro ponto, no qual também sofre influência das nossas experiências, das nossas crenças, senso de justiça e sonhos. 
Exemplifico com a famosa frase do teólogo e filósofo Leonardo Boff: "Todo ponto de vista é a vista de um ponto.", presente em seu livro A Águia e a Galinha.
E também com uma célebre frase de Jesus Cristo:"(...)o homem vê a face, mas o senhor olha o coração."(Samuel 16.7)



Referências: CHARCZUK, Simone Bicca. Seminário Integrador III. Sobre o Olhar.

Um comentário:

  1. Daniela,
    Vou aproveitar essa tua postagem para "olhar" o teu blog. ;-) O layout do teu blog está muito bonito e otimizado: o fundo tem aproximação com o tema educacional, os campos de escrita possuem um fundo branco, o que torna o contraste entre a fonte (cor e tipo) otimizados. Também o tamanho dos campos está adequado e valorizando a leitura. Parabéns pelas tuas escolhas. Continuas qualificando.
    []'s
    Tutora Jacque
    SI

    ResponderExcluir