No dia 21/03 segunda-feira tivemos
mais uma aula do Seminário Integrador Eixo III, o assunto no qual permeou o
nosso encontro foi justamente a construção do nosso Portfólio de Aprendizagem,
fizemos o exercício de rever as nossas postagens e a discussão girou em torno
da nossa capacidade de argumentação, do quanto nossa atividade semanal de
escrever no blog pode nos auxiliar nessa construção, a melhorar a nossa escrita
e a nossa reflexão. Também nos foi proposto visitar o blog dos colegas, com o
propósito de estimular também a nossa capacidade de dialogar.
Achei a
atividade muito interessante e de extrema importância para nós aprendizes de
pedagogia, pois o diálogo é “simplesmente” a nossa ferramenta de trabalho e
para que haja o aprimoramento desse instrumento é extremamente válido e
necessário que saibamos refletir sobre as nossas percepções, aprender a colocar
as palavras e também, a saber, fazer e receber críticas.
Eis o ponto crucial
da tarefa as “críticas”, esse é um momento em que temos que realmente nos
colocar na posição de alunos, elogios são ótimos nos deixam orgulhosos e
felizes, mas são as críticas (bem construídas) que nos levam a refletir e a
perceber onde precisamos melhorar. Por mais penoso que possa parecer,
precisamos aprender também a receber as críticas e a utilizá-las como um degrau
importante no avanço da nossa carreira.
Fica o
desafio então de aprendermos a transmitir com clareza e consistência nossos argumentos,
ou seja, de nos tornarmos “escritores” e também o de sermos “leitores” a fim de
ampliarmos a nossa percepção, nosso ponto de vista e assim se estabeleça a comunicação, tentar compreender e ser compreendido. Pois como disse
Gandhi “Ser capaz de entender o ponto de vista de alguém é um presente
inestimável: ganhamos um outro ponto de vista segundo o qual nos enxergamos.”
Daniela,
ResponderExcluirÓtima postagem sobre o tema proposto em aula. Realmente o saber fazer e, principalmente o saber receber críticas, são aspectos fundamentais.
Continua qualificando tuas postagens!
[]'s
Tutora Jacque
SI