domingo, 17 de abril de 2016

Ludicidade, Diversão e Práticas Pedagógicas

Conforme debatemos no nosso encontro com a iterdisciplina de Ludicidade, às vezes o professor na ânsia de ver a sua atividade concretizada ou até por receio, na educação infantil principalmente, pois as crianças se machucam muito ainda, acabam por dirigir demasiadamente as ações dos alunos, bloqueando algumas percepções e assim limitando o aprendizado. Claro que a criança precisa de um ambiente propício e seguro, ela precisa ser orientada e vigiada, mas o professor precisa ter um olhar capaz de perceber que a aprendizagem ocorre de diferentes formas, e que cada criança é única e capaz.
A ludicidade em meu ponto de vista é a forma mais inteligente a ser utilizada quando se quer ensinar algo, pois é uma forma eficaz de desenvolver a criatividade, as áreas cognitivas do desenvolvimento, a motricidade despertando o prazer, a interação através de jogos, música e dança. O intuito do lúdico é educar, ensinar, chamar a atenção se divertindo e interagindo com os outros e o ambiente.

Nas práticas pedagógicas a ludicidade está em concordância com o construtivismo, colocando a criança no centro da construção do seu aprendizado, ou seja, colocando-a como um ser capaz e influente na aprendizagem. Quando o professor se utiliza de meios lúdicos para despertar na criança o interesse em aprender, a transmissão de conhecimento flui com mais facilmente, pois a criança aprende brincando, se divertindo, tendo prazer em realizar a atividade. Sendo necessário para tanto um “olhar” observador e mediador do professor a fim de buscar singularidades em cada criança, para da melhor forma despertar o seu interesse, desenvolver suas aptidões e identificar o que precisa ser construído.


"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo. Se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados, enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem".

                                                                         (Carlos Drummond de Andrade)

Um comentário:

  1. Daniela,

    Refletir sobre a ludicidade e sua importância no processo de aprendizagem dos alunos é muito interessante. Parabéns pela tua postagem. Continua investindo no teu blog.
    []'s
    Tutora Jacque

    ResponderExcluir