A nossa primeira aula de música nos remeteu a primeira infância, do clima gostoso das brincadeiras de roda, instigando a musicalidade que está presente em cada um de nós, tanto sonora quanto gestual. Nos colocou a par dos primeiros vestígios encontrados da música na nossa civilização, da importância da música ao longo do nosso desenvolvimento quanto seres sociais, da sua importância desde a vida intrauterina como a identificação da voz materna. Também nos foi colocado os benefícios da música como a plasticidade neuronal, ou seja, da capacidade da música de alterar de forma extraordinária a configuração neuronal, também a ampliação da habilidade e compreensão da leitura através da prática musical, sua contribuição na preservação da audição, dos cuidados que devemos ter com a voz, entre outros. E o que é mais relevante, de que a música é uma característica humana e de que todos nós temos plenas condições de manifestá-la, não importando a idade.
"Mãe e música confundem-se para a criança, da mesma forma que se confundem mãe e alimento, mãe e carícia. A música é, para a criança pequena, todo o alimento e o carinho que nutrem, gratificam e contêm".
Violeta Hemzy De Gainza
Abaixo segue uma interessante apresentação cronológica das idades pós natais (entre os 4 meses e os 12 anos de idade) com ligações diretas ao mundo sonoro-musical e expressivo:
4 MESES
Imita o canto, mesmo que não atenda à altura ou aos tempos dos sons
(Teplov 1969).
Consegue cantarolar sons únicos: como u-u-u-u-u, e-e-e-e, i-i-i-i,
o-o-o-o, etc.
Respondem à música com movimentos repetitivos (balanceamentos corporais
ou agitação de membros), não correspondendo propriamente à música, pois
tratam-se única e simplesmente de ritmos próprios. Estes movimentos não estão
ligados à música no essencial, mas sim no facto de eles começarem e acabarem,
quando a música começa e quando ela acaba (Moog 1979).
As crianças nesta idade (4 a 6 meses) já conseguem nem que tenuemente
distinguir ou detectar as diferenças entre um tom em algumas frases melódicas
apresentadas.
6 MESES
Fase em que já começam a entender os sons e a produzi-los, se bem que
não são ainda capazes de conseguir estabelecer uma relação de altura exacta de
uma nota (Teplov (1969).
9 MESES
Associa o canto ou a expressão vocal a tudo o que faz.
Aparecem as primeiras expressões rítmico-musicais.
Ainda não é capaz que distinguir mais do que uma terceira menor.
Começa a acompanhar canções associadas aos batimentos corporais (bater
pés, mãos, pernas, palmas etc.
1 ANO
Consegue imitar sons de animais, transportes, pessoas e outros (Teplov
1969).
Atreve-se normalmente a acompanhar ritmos com o corpo, assim como reage
corporalmente à música que lhe aparece (Teplov, 1969; e Gesell, 1940).
Procura uma ligação bem estabelecida (sincronização) entre os sons e o
movimento corporal (Francis 1956). Os ritmos mais fáceis de acompanhar são
as canções de embalar (Francis 1956).
Pode a criança, nesta fase, cantar um pouco da canção, mesmo sem a
perceber (Francis 1956).
Consegue ampliar o tempo, o tom e a intensidade da voz, assim como
presta atenção a certos sons, como relógios, campainhas, despertadores etc.
(Francis 1956)
2 ANOS
Com prazer imita sons de instrumentos e com facilidade vários sons do
quotidiano (Francis 1956).
Reage abundantemente com reacções rítmico-corporais, assim como adora o
ritmo pois estimula-a a cantar e reconhece algumas melodias (Francis 1956).
Têm desempenhos significativos em termos de execução instrumentos
rítmicos (Francis 1956).
3 ANOS
É capaz de criar uma imagem mental dos sons dados por um instrumento,
assim como consegue agrupar elementos sonoros idênticos (Zenatti 1969).
É detentora de um elevado desenvolvimento do senso rítmico e do ouvido
melódico (Teplov 1969).
Consegue captar e praticá-la, se bem que canta nos graves e grita nos
agudos (Souriau 1962).
Mesmo fora de tom consegue cantar por inteiro canções simples, assim
como começa a coincidir tons simples, para além de já não se inibe tanto quando
canta m grupo e, salta, caminha. Corre e pula em conformidade com a música e o
seu ritmo (Gesell 1940).
A sua capacidade torácica ainda não lhe permite cantar grandes frases
musicais, sem que tenham que tenha que recorrer à respiração intermédia
(Abbadie 1977).
Acompanha espontaneamente uma música, batendo regularmente uma cadência,
ou acompanhando com o bater de um lápis na mesa, ou ainda, marchando na sal de
aula. Consegue também reproduzir estruturas rítmicas simples com mais de três
elementos (Fraisse 1972).
Conseguem ecoar vocalmente o ritmo em palavras, assim como bater palmas
representando fielmente o ritmo padrão depois da sua vocalização etc (Rainbow
1981).
43% das crianças demonstram compreender o conceito de escala, enquanto
que 36 % demonstram antes compreender melhor o contexto melódico (Scott 1979).
4 ANOS
A criança ainda não tem uma noção consciente da simultaneidade sonora.
Assim como, ainda confunde a intensidade com velocidade, mas já consegue
distinguir o mais lento do mais rápido e, apenas faz um
acompanhamento intuitivo, ou seja, em perceber conscientemente os tempos nem os
reproduzir intelectualmente (Piaget 1975).
Adora explorar o universo sonoro e, já consegue cantar canções comuns,
assim como identifica melodias simples e de as dramatizar. Começa a ter um
maior controlo da sua voz e tem prazer em participar jogos cantados, se bem que
simples (Gesell 1940).
Começa a gostar de cantar para os outros, ao mesmo tempo que aumento o
seu repertório, assim como já reconhece todos os sons de uma oitava e, muitas
das vezes já canta já dentro do tom (Teplov 1969).
Possui capacidades para que possa já praticar o canto coral monódico. A
sua voz já alcança mais notas do que até aqui e, simplesmente ama a música. Uma
vez que já possui uma sensibilidade musical bem formada, poderá desta feita,
reconhecer e imitar canções com alguma facilidade (Abbadie, 1977;
Souriau, 1962).
Se a música for vivenciada e praticada ativamente, ou seja, cantada em
uníssono, acompanhada por palmas ou com instrumentos rítmicos, as capacidades
de reconhecimento da mesma num contexto musical diferente, são bem mais
facilitadores a esta tarefa (Pflederer 1964).
5 ANOS
Consegue reconhecer o Dó no meio dos restantes sons musicais, assim como
notas executadas no piano (Teplov 1969).
Consegue cantar a duas vozes e já é dona de uma sensibilidade musical
própria (Souriau 1962).
Gosta de ter um repertório extenso. Já consegue cantar dentro de tom.
Está em condições de sincronizar corretamente movimentos, dançar e executar
batimentos corporais em conformidade com a música e o ritmo que lhe são
expostos (Gesell 1946).
Com instrumentos rítmicos e melódicos para efetuarem experiências a
nível de composição, as crianças de 5 anos de idade conseguiram executar
sequências diatônicas e tonalidades cromáticas nos xilofones (compreendendo os
conceitos de escala), enquanto que os de 4 anos de idade tocavam sons ao acaso
(Miller 1986).
6 ANOS
Consegue coordenar o tempo, para que o possa relacionar nas devidas
proporções com outros sons e outras unidades de tempo (Piaget 1975).
É capaz de manter frases longas de algumas canções, sem usar a respiração
intermédia - devido à sua capacidade torácica (Abbadie 1977).
É capaz de reproduzir e identificar melodias consideradas como simples
(Gesell 1946).
É possuidor de uma capacidade de apreensão de um ritmo de 5 a 6 sons
(Fraisse 1962).
É possuidor de um alto nível de percepção rítmica. Descrimina com alguma
facilidade os sons em termos temporais. Tem relativa dificuldade em comparar
elementos melódicos e harmônicos que se sucedam no tempo (Zenatti 1969).
7 ANOS
Já coordena sons simultâneos e sincronizar durações (Piaget 1975).
Interessa-se pelas aulas de música e gosta de instrumentos de percussão
(Gesell 1946).
Já é capaz de cantar temas com frases longas (Abbadie 1977).
É capaz de reconhecer um simples esquema de tonalidade, assim como
demonstra já capacidades de percepção claras sobre a obra polifônica - melhor
nos graves (Zenatti 1969).
Começa a despertar para uma atitude de imaginação musical importante,
gostando de interpretar em termos visuais e dramáticos as obras musicais que
vai entendendo (Francès 1956).
Consegue sem dificuldade seguir os batimentos do metrônomo (Fraisse
1962).
8 ANOS
Tem prazer em tocar em duo, assim como fazer criações musicais e
principalmente de ter assistência enquanto executa musicalmente algo (Gesell
1946).
É capaz de associar com facilidade durações (Piaget 1975).
Adquire uma noção individual de tempo (Fraisse 1967).
Está capaz de se aperceber melhor dos significados das variações de modo
e das variações de tonalidade (Zenatti 1969).
9 ANOS
Adora ter o seu próprio instrumento. Está dedicado à prática musical,
onde executa com prazer vários legatos e stacatos,
assim como se interessa cada vez mais por compositores e pela música
convencional (Gesell 1946).
Com facilidade domina as variações de tempo, assim como explora a música
polifônica com mais precisão e tem agora uma maior percepção melódica.
Identifica e discrimina imediatamente uma mudança no sistema tonal ou de uma
mudança melódica (Zenatti 1969).
10 ANOS
Torna-se muito mais sensível à melodia e à multiplicidade das estruturas
da mensagem musical, mas ao mesmo tempo torna-se mais inseguro no seu
comportamento musical e é relutante nas respostas, se bem que estas estão agora
mais controladas (Fraisse 1967).
Progride a olhos vistos, no que diz respeito à discriminação perceptiva
das variações de tonalidade. Assim como melhora a percepção dos graves, agudos
e do tema na polifonia (Zenatti1969). Já estabelece uma perfeita distinção
entre cadência e meia cadência (Imberty 1989).
12 ANOS
Nesta fase consegue reproduzir estruturas rítmicas de 7 a 8 elementos
(Fraisse 1967).
Referências:
Site: http://www.filomusica.com
Slide: Musicalidade Humana, 1ª aula Música na Escola, PEAD2016
Daniela
ResponderExcluirQue maravilha... trazes a relação da música com o desenvolvimento humano...A música é benéfica para todos e maravilhosa em qualquer idade, mesmo antes do nascimento.
Abraços Luciane
Que bom que gostas-te Luciane.
ResponderExcluirAbraço!