terça-feira, 16 de julho de 2019

Mercedes Sosa - Gracias a la vida



Gracias a la vida! Encerrando o IX semestre do PEAD e com isso mais uma batalha.
Essa música é uma poesia de agradecimento, um brinde a vida e um presente para a alma, na magnífica voz de Mercedes Sosa.
Agradecemos a vida e a tudo que ela nos possibilita.
Gracias!

domingo, 14 de julho de 2019

O impacto das redes sociais na vida das pessoas • Leandro Karnal

https://danielajspaixao.blogspot.com/2017/10/o-impacto-das-redes-sociais-na-vida-das.html

     O link acima, se trata da seguinte publicação "O impacto das redes sociais na vida das pessoas", que discorre reflexivamente sobre o vídeo em evidência, partindo da seguinte fala de Leandro Karnal:“A vontade de definir o meu eu em um eu absoluto é uma marca da contemporaneidade”.
      Abaixo segue um excerto da reflexão concebida na época, que compreende bem essa citação, na qual continua relevante:
"Pode-se dizer que a ambição e a permanente busca pelo poder, paradoxalmente nos evoluíram socialmente em valores materiais, entretanto nos confrontam com um retrocesso moral, suprimindo os valores coletivos pelos desejos individuais. E de certa forma, ainda que irreal, o mundo virtual cria uma sensação de liberdade ao passo que uma falsa ilusão de empoderamento, nos deixando prisioneiros da realidade que desejamos e em muitos casos nos excluindo do que realmente somos".














sábado, 13 de julho de 2019

Alegre Porto - Reflexão

https://danielajspaixao.blogspot.com/2016/12/alegre-porto.html

Tu és meu refúgio adorado
Meu Rio Grande miscigenado
De cultura e tradições

Desejo em ti liberdade
Ao contemplar
Os pombos e os quilombos
Que lutam para assim estar

Minhas pernas tantas vezes cansadas
De tamanhas caminhadas 
E é nos poemas de Quintana que me sinto abraçada
Minha Porto Alegre querida

Num suspiro sigo em frente
Pronta para o combate novamente
E assim em passos que se alternam
Entre curtos e largos 
Meus pensamentos voam ao vento 
Perdidos na hora

Ah, o tempo,
O tempo se esvai outra vez


      Essa escrita com a pretensão de um poema, publicada no link acima, foi feita por min inspirada pelos poemas de Mario Quintana, ilustre poeta das coisas simples, que não se cansava em declarar o seu amor pela cidade.
        O coloco novamente em destaque, como uma homenagem a  poesia, a Quintana, a liberdade e a minha cidade, que tanto provocam saudades. A poesia está tão rara, Quintana a muito nos ausentou da sua presença e voz, Porto Alegre também a muito já não é a mesma e a liberdade. Bem, a liberdade...






terça-feira, 9 de julho de 2019

Reflexão- Os excluídos da escola

A publicação abaixo vem a complementar a postagem anterior, merece atenção, devido aos constantes ataques que a educação de modo geral que vem sofrendo. Por esse motivo, Paulo Freire é um nome que deve sempre ser evocado pelos educadores, alguém com o seu legado jamais pode ser esquecido.

A EJA funciona como uma reparação social, histórica, política, econômica e cultural, que existe para abraçar a todos que historicamente sempre foram excluídos da escola.
E não há como pensarmos na Educação de Jovens e Adultos sem nos reportarmos ao nosso patrono Paulo Freire, com sua Pedagogia do Oprimido, que com um método de educação humanitária revoluciona as práticas pedagógicas evidenciando o protagonismo do aluno no processo de ensino aprendizagem. A proposta de Freire que tem como premissa a análise do contexto histórico, político, social e cultural de cada indivíduo é prestigiada em diversos países do mundo, lhe rendendo o título de um dos mais notáveis pensadores da história da pedagogia.

sexta-feira, 5 de julho de 2019

Reflexão sobre o texto de Regina Hara

https://danielajspaixao.blogspot.com/2018/06/resenha-do-texto-alfabetizacao-de.html

     A resenha sobre o texto de Regina Hara, publicada com o link acima, foi escrito a partir de uma proposta para a interdisciplina de Educação de Jovens e Adultos no Brasil.
    Regina Hara tem suas ideias fundamentadas nas concepções de Paulo Freire, Emília Ferreiro e Ana Teberosky, nos propõe uma análise que vai além do estudo da psicogênese da língua escrita, nos permitindo uma análise socializadora, elevando a nossa concepção política a respeito de toda a conjuntura que envolve a alfabetização de jovens e adultos.
      Esse texto, não se trata simplesmente de uma resenha, mas de uma breve reflexão contextualizando as palavras da autora com alguns dos desafios enfrentados pela EJA no Brasil. 
         A educação é um assunto que não se esgota e como no Brasil vira e mexe está beira do precipício, devemos sempre que possível levantar discussões a respeito.