Na semana anterior realizamos
uma atividade da interdisciplina de Didática, na qual tínhamos que desenvolver
um pequeno texto relacionando o material proposto a respeito do educador,
filósofo e cientista Comênio a algumas ideias presente no contexto educacional
atual.
Sendo assim trago aqui alguns
dos princípios abordados nas leituras propostas:
Considerando que a didática é
uma prática de ensino, o pensador ao desenvolver a sua didática Magna, queria
com isso propor uma grande ferramenta orientadora para o ensino, uma espécie de
tratado a ser adotado por todas as instituições. acreditava no melhor do ser humano,
foi o primeiro teórico a contribuir com a visão da criança que temos hoje,
propondo o respeito a sua individualidade, seus sentimentos e a sua capacidade
cognitiva. Ele acreditava que o período infantil era o momento ideal, se não o
único, que melhor possibilitava a aprendizagem, inclusive o desenvolvimento
moral. Reconhecia que a escola deveria ser para todos (meninos, meninas,
deficientes) e resgatar a boa natureza humana.
“Tudo para todos!”
Essa era a epígrafe proferida
por Comênio, acerca de meio milênio, mas inacreditavelmente ela nos soa como um
clamor atual. Nada mais democrático do que pensar dessa forma, no entanto a
luta pela democratização do ensino ainda é uma constante, tendo em vista a
explícita desigualdade de oportunidades que ainda circunda o contexto
educacional atual. De acordo com Demerval Saviane o Brasil ainda vive no século
XXI impasses que perduram desde os séculos anteriores: “(...)precisamos
organizar e instalar um sistema de ensino capaz de universalizar o ensino
fundamental e, por esse caminho, erradicar o analfabetismo. (p. 53)”
Comênio apesar de pertencer a uma
organização religiosa, cristã protestante, contestava o sistema medieval, era
contra os princípios educacionais propostos pela igreja, a doutrina escolástica,
o academicismo literário e o sarcasmo pedagógico.
Dessa forma defendia que a
escola deveria oferecer as crianças a oportunidade de manipular diferentes
materiais e com isso as levar a desfrutar de experiências mais concretas,
promovendo estímulos aos sentidos, também assinalava a necessidade de
experiências através do brincar. Como um humanista, o pensador tcheco, também
propunha a valorização da natureza histórico-social da criança e adotava o
empirismo como método de ensino.
Em vista desses elementos,
podemos arriscar a dizer que a pedagogia proposta por Comênio se aproxima muito
da visão mais moderna que se tem do ensino. Tendo revolucionado os paradigmas
educacionais da sua época, certamente contribuiu com as concepções atuais,
principalmente ao ver no educando um ser capaz e a buscar aproximá-lo da vida prática em sociedade.
Concluindo, o pai da didática,
apesar da grande influência religiosa na extensão das suas idealizações, sem
dúvida foi um libertário no seu tempo, defendendo questões que ainda hoje se
tenta colocar em prática na sala de aula, como o incentivo a autonomia, a diversidade
de experiências, o uso de tecnologias variadas, o aluno como sujeito operante
na aquisição do conhecimento, a boa relação professor-aluno, a realidade social
presente na escola, entre outros elementos contemporâneos facilmente
identificados e até o presente examinados.
Referências:
DOLL, Johannes; ROSA, Russel
Teresinha Dutra da. A metodologia tem história. In: _______ (orgs.).
Metodologia de Ensino em Foco: práticas e reflexões. Porto Alegre: UFRGS, 2004,
p.26-29
GASPARIN, João Luiz. Comênio
ou da arte de ensinar tudo a todos. Campinas: Papirus, 1994. p. 41-42.
SAVIANI, Dermeval et al. O
legado educacional do século XX no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2004.
224 p.
https://moodle.ufrgs.br/mod/resource/view.php?id=1466752
(disponível no moodle)
https://moodle.ufrgs.br/mod/resource/view.php?id=1466754(disponível
no moodle)
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