quinta-feira, 19 de abril de 2018

Didática Magna: Considerações

Resultado de imagem para FOTO COMENIONa semana anterior realizamos uma atividade da interdisciplina de Didática, na qual tínhamos que desenvolver um pequeno texto relacionando o material proposto a respeito do educador, filósofo e cientista Comênio a algumas ideias presente no contexto educacional atual.
Sendo assim trago aqui alguns dos princípios abordados nas leituras propostas:
Considerando que a didática é uma prática de ensino, o pensador ao desenvolver a sua didática Magna, queria com isso propor uma grande ferramenta orientadora para o ensino, uma espécie de tratado a ser adotado por todas as instituições. acreditava no melhor do ser humano, foi o primeiro teórico a contribuir com a visão da criança que temos hoje, propondo o respeito a sua individualidade, seus sentimentos e a sua capacidade cognitiva. Ele acreditava que o período infantil era o momento ideal, se não o único, que melhor possibilitava a aprendizagem, inclusive o desenvolvimento moral. Reconhecia que a escola deveria ser para todos (meninos, meninas, deficientes) e resgatar a boa natureza humana.
“Tudo para todos!”
Essa era a epígrafe proferida por Comênio, acerca de meio milênio, mas inacreditavelmente ela nos soa como um clamor atual. Nada mais democrático do que pensar dessa forma, no entanto a luta pela democratização do ensino ainda é uma constante, tendo em vista a explícita desigualdade de oportunidades que ainda circunda o contexto educacional atual. De acordo com Demerval Saviane o Brasil ainda vive no século XXI impasses que perduram desde os séculos anteriores: “(...)precisamos organizar e instalar um sistema de ensino capaz de universalizar o ensino fundamental e, por esse caminho, erradicar o analfabetismo. (p. 53)”
Comênio apesar de pertencer a uma organização religiosa, cristã protestante, contestava o sistema medieval, era contra os princípios educacionais propostos pela igreja, a doutrina escolástica, o academicismo literário e o sarcasmo pedagógico.
Dessa forma defendia que a escola deveria oferecer as crianças a oportunidade de manipular diferentes materiais e com isso as levar a desfrutar de experiências mais concretas, promovendo estímulos aos sentidos, também assinalava a necessidade de experiências através do brincar. Como um humanista, o pensador tcheco, também propunha a valorização da natureza histórico-social da criança e adotava o empirismo como método de ensino.
Em vista desses elementos, podemos arriscar a dizer que a pedagogia proposta por Comênio se aproxima muito da visão mais moderna que se tem do ensino. Tendo revolucionado os paradigmas educacionais da sua época, certamente contribuiu com as concepções atuais, principalmente ao ver no educando um ser capaz e a buscar aproximá-lo da vida prática em sociedade.
Concluindo, o pai da didática, apesar da grande influência religiosa na extensão das suas idealizações, sem dúvida foi um libertário no seu tempo, defendendo questões que ainda hoje se tenta colocar em prática na sala de aula, como o incentivo a autonomia, a diversidade de experiências, o uso de tecnologias variadas, o aluno como sujeito operante na aquisição do conhecimento, a boa relação professor-aluno, a realidade social presente na escola, entre outros elementos contemporâneos facilmente identificados e até o presente examinados.
Referências:
DOLL, Johannes; ROSA, Russel Teresinha Dutra da. A metodologia tem história. In: _______ (orgs.). Metodologia de Ensino em Foco: práticas e reflexões. Porto Alegre: UFRGS, 2004, p.26-29
GASPARIN, João Luiz. Comênio ou da arte de ensinar tudo a todos. Campinas: Papirus, 1994. p. 41-42.
SAVIANI, Dermeval et al. O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2004. 224 p.
https://moodle.ufrgs.br/mod/resource/view.php?id=1466752 (disponível no moodle)
https://moodle.ufrgs.br/mod/resource/view.php?id=1466754(disponível no moodle)

Nenhum comentário:

Postar um comentário