Em se tratando do uso das
tecnologias, podemos concluir que são produtos e ferramentas que evocam
conhecimentos e princípios científicos, com finalidades específicas e de grande
utilidade por uma determinada cultura, sociedade e/ou época, evidenciando um
tipo de linguagem.
A cibercultura que surge a
partir da gama de redes interativas, da comunicação por meio virtual desloca-nos
a um ciberespaço, que advém das inteligências digitais e corresponde a um lugar
de interação que conta com as tecnologias da informação e comunicação à
disposição, sem a necessidade da presença física de seus integrantes. Por ser
um ambiente que dialoga com diferentes culturas, comunidades e aspectos
sociais, na atualidade, constitui-se em um importante instrumento para a
implementação de uma sociedade genuinamente democrática.
Essa corresponde a uma
característica da educação a distância e as diversificadas técnicas que a
compõem podem e devem ser aproveitadas também no cotidiano da escola regular,
como salienta o respeitado pesquisador das tecnologias da inteligência Pierre
Levy. Dessa forma o pesquisador, sociólogo e filósofo nos adverte para o rumo
futuro da educação, no qual acredita que haverá uma espécie de mixagem entre os
dois modelos educacionais, uma mistura de elementos da EAD e da escola clássica,
que certamente colaborariam para um maior enriquecimento cultural, com uma
visão mais abrangente acerca de mundo, interatividade e inclusão já que é
aberto a participação de todos, além da descentralização do saber, que
movimentariam paradigmas estagnados.
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