sábado, 28 de abril de 2018

Animação Cibercultura e Redes Interativas




Em se tratando do uso das tecnologias, podemos concluir que são produtos e ferramentas que evocam conhecimentos e princípios científicos, com finalidades específicas e de grande utilidade por uma determinada cultura, sociedade e/ou época, evidenciando um tipo de linguagem.

A cibercultura que surge a partir da gama de redes interativas, da comunicação por meio virtual desloca-nos a um ciberespaço, que advém das inteligências digitais e corresponde a um lugar de interação que conta com as tecnologias da informação e comunicação à disposição, sem a necessidade da presença física de seus integrantes. Por ser um ambiente que dialoga com diferentes culturas, comunidades e aspectos sociais, na atualidade, constitui-se em um importante instrumento para a implementação de uma sociedade genuinamente democrática.

Essa corresponde a uma característica da educação a distância e as diversificadas técnicas que a compõem podem e devem ser aproveitadas também no cotidiano da escola regular, como salienta o respeitado pesquisador das tecnologias da inteligência Pierre Levy. Dessa forma o pesquisador, sociólogo e filósofo nos adverte para o rumo futuro da educação, no qual acredita que haverá uma espécie de mixagem entre os dois modelos educacionais, uma mistura de elementos da EAD e da escola clássica, que certamente colaborariam para um maior enriquecimento cultural, com uma visão mais abrangente acerca de mundo, interatividade e inclusão já que é aberto a participação de todos, além da descentralização do saber, que movimentariam paradigmas estagnados.

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