
Para que esse processo flua de maneira
benéfica para todos no ambiente é necessário que as singularidades sejam
respeitas. Que no caso de crianças com necessidades educacionais diferenciadas,
como os autistas, por exemplo, faz-se indispensável que o professor busque se
utilizar de estratégias para a comunicação ampliada. A ênfase deve ser nas competências, capacidades e potencialidades do educando e não na busca
por um diagnostico, que assim como colocado nas entrevistas rotula e acaba
impedindo muitas vezes a espontaneidade na relação professor
aluno-aluno. O que inclusive as psicólogas e mestres em educação Caroline e
Consuelo chamam a atenção, também, para o fato de em muitos momentos os manuais
se constituírem um entrave no fazer e no saber espontâneo de professores e
pais. Nesse aspecto acredito que essa procura por diagnósticos e manuais em
como lidar com uma criança com transtorno global do desenvolvimento, deva-se
pelo fato da insegurança que aflige a pais e professores, pois muitas vezes
sentem-se perdidos por não conseguirem alcançar essa criança, penetrar em seu
mundo. Vejo que essa nem sempre é uma tentativa de rotular e sim uma maneira de
tentar buscar um campo seguro para que se possa atuar com eficiência.
No entanto, achei interessante também o fato
das entrevistadas terem pontuado a questão de que “a escola precisa apropriar-se do seu fazer barrando um pouco as interferências vindas da
psicologia e medicina” e de que “é preciso muita reflexão sobre o não saber,
que esta sempre em construção”. Concluindo, pautada nessa análise a escola deve
se estruturar de modo a atender a todos, abrangendo a diversidade, oferecendo
uma proposta de ensino que compreenda a todo o grupo ao passo em que considere
as necessidades individuais, principalmente daqueles que vivem na companhia do
risco eminente da exclusão.
Referências:
CAMARGO, S. P. H.; BOSA, C.
A. Competência social, inclusão escolar e autismo: revisão crítica da
literatura. In: Pedagogia & Sociedade; 21(1): 64-74,
2009.
TRANSTORNO GLOBAL DO
DESENVOLVIMENTO. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Transtorno_global_do_desenvolvimento.
Acesso em: 29 out., 2017.
Também acredito que nosso grande desafio é a inclusão de fato na escola, Tanto os vídeos quanto a leitura nos trouxeram excelentes reflexões sobre o assunto.
ResponderExcluir