domingo, 19 de novembro de 2017

A Dialógica de Freire: Breves Reflexões

Resultado de imagem para sociaisPaulo Freire nos situava do dever de compreendermos que somos sociais em essência e carregados de história, sujeitos em contínuo processo de evolução, portanto inconclusos ou inacabados, como ele denominou. Freire salienta ainda que a indispensabilidade da Educação reside justamente nessa constante busca, na nossa necessidade de aprender e assim evoluir que a natureza nos reclama.
Trata-se do despertar da nossa consciência para a própria substancialidade de progresso que torna possível a nossa educação, ao estar ciente das nossas fragilidades procuramos meios de nos superarmos, cientes também de que o saber é uma conquista sem limites, mas que é preciso buscá-lo. Seria a busca motivada pela curiosidade, o desejo de descobrir que alimenta o conhecimento, este se estrutura nas experiências coletivas e individuais tanto nos espaços formativos formais como nos não formais conectados pelo diálogo relacional.
A partir do texto de Paulo Freire (2000): "À Sombra desta mangueira” é possível concluir que somos capazes de aprender em diversas situações e contextos, o que determina a possibilidade de alcance ao conhecimento é a postura mental empregada frente às circunstâncias. Compreender inclusive, que a dialogicidade é um importante princípio educativo para a pedagogia interacionista, significativo na construção do conhecimento. Tendo em vista que compreende o ato de agir e a reflexão sobre essa ação, sendo por meio da qual percebemos o mundo, compreendemos a nossa historicidade, a história que é construída coletivamente e contribuímos com essa construção, ou seja, é o elemento promotor da interação, o que nos torna sociais.


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