terça-feira, 20 de junho de 2017

Escola ou fábrica?

   Atuando na Ed. Infantil, municipal, em vários momentos percebo a escola (sem distorção da realidade) principalmente a creche, como um depósito/fábrica de crianças. Isso por que crianças tão pequenas acabam sendo submetidas ao cumprimento rígido de horários (refeições, sono, atividades, etc) e ainda muitas chegam a ficar doze horas dentro da instituição, assemelhando-se a rotina de um trabalhador de fábrica. A escola, o lugar que se destina a proporcionar condições para o amplo desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo, que deveria ser um lugar feliz, muitas vezes torna-se cansativo e austero. 
 Compreendo a necessidade dos pais de trabalhar e da rotina sobrecarregada de muitas de mães de família, até por que me enquadro nesse perfil (filhos, trabalho, casa), porém é fácil perceber o quanto o mercado  e suas "necessidades" acabam por engolir a sociedade, vivemos em função do capital. E este não visa compreender a educação, muito menos as crianças e nesse sentido perdemos muito, a criança tantas horas dentro da escola perde o vínculo familiar tão importante aos primeiros anos de vida e também acaba por perder o prazer de estar na escola. A família perde a convivência com a criança, os professores perdem o prestígio, a escola perde a sua função e a sociedade perde em humanidade.
 Entretanto é preciso buscar soluções para driblar essa realidade, uma forma é compreender os mecanismos que a envolve. As leituras disponibilizadas pela interdisciplina de Organização e Gestão da Educação nos trouxeram conceitos significativos para a compreensão do sistema no qual estamos inseridos, uma vez que esse conhecimento nos auxilia na luta por uma educação mais qualificada, onde todos possam ganhar.
  A começar pela gestão, que em muitos municípios ainda preservam características patrimonialistas, principalmente na Ed. Infantil,indo contra aos princípios da LDBEN. A democratização da escola é um direito ao qual não devemos abrir mão, pois somente pelo viés democrático é possível garantir a cidadania e a genuína emancipação.
“A escola, enquanto instituição social, é parte constituinte e constitutiva da sociedade na qual está inserida. Assim, estando a sociedade organizada sob o modo de produção capitalista, a escola, enquanto instância dessa sociedade contribui tanto para a manutenção desse modo de produção, como também para a sua superação, tendo em vista que é constituída por relações sociais contraditórias.”( OLIVEIRA, et al)

OLIVEIRA, J. F., MORAIS, K. N., DOURADO, L.F. Organização da Educação Escolar no Brasil na Perspectiva da Gestão Democrática: Sistemas de Ensino, Órgãos Deliberativos e Executivos, Regime de Colaboração, Programas, Projetos e Ações. Disponível em: https://moodle.ufrgs.br/mod/resource/view.php?id=1224468. Acesso: 31 de mai. 2017.

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