sábado, 8 de outubro de 2016

Considerações referentes ao artigo de Elza Nadai sobre a história e o ensino de história no Brasil:


Resultado de imagem para elza nadai historia do brasilO ensino de história no Brasil: trajetória e perspectiva (Elza Nadai)

O artigo de Nadai reportou-me de imediato a minha trajetória estudantil (anos 90) com a disciplina de “História” e a idéia de que foi delineada para ser odiosa me pareceu muito próxima, pois a conheci através de uma metodologia extremamente tradicional baseada em versões “incontestáveis”, na memorização de fatos e datas muito distantes da nossa realidade. Não fosse minha curiosidade e prazer pela leitura, não teria despertado minha consciência histórica, pois grande parte do que sei referente a esse tema não foi à escola quem ensinou.
De acordo com o texto, com a implementação da ditadura em sessenta e quatro e durante o seu período, o ensino brasileiro passou por profundas modificações legais em sua estrutura, como a unificação da escola secundária a primária, bem como a sua obrigatoriedade estendida a toda a população, a debilitação dos cursos de formação de professores, assim como a modificação da nomenclatura da disciplina de História que passou a chamar-se Estudos Sociais, perdendo o seu caráter autônomo.
Lamentavelmente a ciência que estuda o homem e suas ações no tempo e espaço e que tem o importante papel de incitar a pesquisa, no Brasil foi utilizada para manipular e coibir o livre pensar e o espírito investigativo. Nos foi negado na escola o conhecimento das várias faces da nossa história, como a daqueles que não foram considerados heróis, dos que lutaram, mas não receberam honrarias. Mais lamentavelmente ainda é que após os mínimos avanços que obtivemos na área da educação estamos vivenciando mais uma vez o uso abusivo do poder, que não leva em consideração ás vozes daqueles que diariamente lutam para que um país melhor seja possível. Pois ao ouvir falar do programa “Escola sem partido” que tenta intimidar o professor e da retaliação na educação como a tentativa de acabar com o ensino da Educação Física e das Artes, considerando ainda a volta de Estudos Sociais e Moral e Cívica, não há como pensar em outra palavra para o que estamos vivendo hoje se não um retrocesso. Esse é mais um momento obscuro em nosso país que a História será encarregada de contar

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