"A criança interage ativamente com seu meio, construindo suas 'próprias categorias de pensamento' ao mesmo tempo que organiza o mundo".
Emilia Ferreiro
Assim ocorre a aprendizagem em uma infância saudável, assim deveriam ser todas as infâncias. Brincar é urgente, a criança precisa ter oportunidades de explorar o mundo a sua volta, criando conexões, fortalecendo laços de afeto, construindo o conhecimento sobre si e o outro. Infelizmente o comum hoje são crianças e jovens que têm castrada a sua infância e suas amplas possibilidades de desenvolvimento, ficando horas como meros telespectadores, sendo bombardeados de informações, de referências, de personagens que fazem concorrência com seus educadores, sendo seduzidos e explorados pela "televisão". Seja por conta do medo que trancafiamos nossas crianças ou pela nossa falta de tempo para ouvi-las, o fato é que muitas vezes a televisão é o personagem central da casa ao lado de outras tecnologias. E esta vem ditando tendências e comportamentos, fazendo frente com a família, a escola e instituições religiosas, assim como menciona Rosa Maria Bueno Fischer em seus relatos sobre os espaços midiáticos.
Compartilho a ideia de que o brincar é a maneira da criança se sentir em casa no mundo, pois à medida que vai conhecendo seu espaço, manipulando diversos materiais, experimentando diversas sensações, se conhecendo, percebendo e conhecendo o outro, interagindo com o ambiente que lhe cerca, ela vai aprendendo noções imprescindíveis para o convívio social, é o despertar para á vida. E se quisermos uma sociedade mais humana, comprometida, ciente dos seus deveres e solidária, será necessária uma mudança muito significativa no modo como vemos e educamos nossas crianças, caso o contrário estaremos condenando a possibilidade de uma mudança profunda em nossa sociedade e criando meros egocêntricos e alienados sociais.
Emilia Ferreiro
Compartilho a ideia de que o brincar é a maneira da criança se sentir em casa no mundo, pois à medida que vai conhecendo seu espaço, manipulando diversos materiais, experimentando diversas sensações, se conhecendo, percebendo e conhecendo o outro, interagindo com o ambiente que lhe cerca, ela vai aprendendo noções imprescindíveis para o convívio social, é o despertar para á vida. E se quisermos uma sociedade mais humana, comprometida, ciente dos seus deveres e solidária, será necessária uma mudança muito significativa no modo como vemos e educamos nossas crianças, caso o contrário estaremos condenando a possibilidade de uma mudança profunda em nossa sociedade e criando meros egocêntricos e alienados sociais.
Penso que durante as brincadeiras a criança além de exercitar a
criatividade e imaginação ela tem a possibilidade de adquirir um conhecimento
muito rico sobre si mesmo, pois ela começa a perceber os seus limites, como até
onde pode ir e do que é capaz. Além de perceber também o outro, assim constrói
aprendizagens muito significativas para a fase adulta, como a respeitar os seus
limites e o espaço das outras pessoas e ainda os sentimentos de liberdade e
alegria experimentadas em suas brincadeiras são muito importantes, pois
contribuem para aquisição da autoconfiança. E em concordância com a teoria de
Emilia Ferreiro o brincar abre as portas para o “pensar".
Olá Daniela. Muito bom parar para pensar no que Emilia Ferreiro estuda e nos escreve. Observando as relações em sala de aula percebemos o poder que temos como professores. Tornar os alunos ativos, com um papel protagonista de suas aprendizagens é realmente uma necessidade. É fundamental e torna-se uma evidencia a ser perseguida nas práticas pedagógicas dos professores. O que pensas a respeito disso? Escreve aí, depois avisa por email que a gente segue argumentando, refletindo. Abraço, Betynha e Jacque (Tutoras do Seminário Integrador I e II)
ResponderExcluirOlá, Gostei muito da sua publicação pois alem de trazer imagens e frases de Emilia Ferreiro, você coloca sua a percepção sobre o brincar e aprender!! Abraço!
ResponderExcluir