terça-feira, 26 de março de 2019

Revisão post Professor Reflexivo

https://danielajspaixao.blogspot.com/2017/04/professor-reflexivo.html


Revisitando a postagem acima, concluo que as percepções continuam as mesmas no que se refere às competências da docência, em uma análise espontânea, o que venho a expor o seguinte trecho:
"Dado o seu importante papel na produção e estruturação do conhecimento, a postura do professor influencia diretamente na disposição do aluno. Entretanto, não somente na sua atuação em sala, sua postura como investigador de si mesmo e do mundo, vai além dos muros da escola, se reflete no seu consciente papel social, transformador e também participativo nas ações que inferem mudanças na educação".
Desse modo, considero importante destacar que em vista de constantes mudanças em setores importantes como a educação, bem como no cenário político como um todo, podemos perceber a importância de reflexionarmos cada vez mais o sistema educacional, isso inclui a necessidade de repensar a postura docente, tanto na prática em sala de aula, como em todo o contexto que abrange a sua figura, assim como a maneira como é compreendida pela sociedade de modo geral. 
Para finalizar, com relação à escrita da referida publicação, pode ser observada uma abordagem crítica reflexiva tendo por referência o texto, Ser Professor Reflexivo, de Isabel Alarcão, onde é realizada uma tentativa de dialogar com esse texto, evidenciando alguns pontos, buscando contextualizar com as próprias convicções.

 Resultado de imagem para professor e sociedade

quinta-feira, 21 de março de 2019

Uma Lição de Descriminação



https://danielajspaixao.blogspot.com/2016/10/uma-licao-de-discriminacao.html

Revisitando a postagem no link acima, que se trata de uma reflexão referente ao conceito de discriminação e sua reprodução na infância, a indagação consiste em saber em que  dado momento passamos a perceber as diferenças e a discriminar, nesse caso, já nascemos preconceituosos ou essa seria uma percepção adquirida a partir das nossas vivências?
A referida publicação discorre a respeito de algumas constatações pessoais, seguindo pelas evidências apresentadas no vídeo, Uma Lição de Descriminação, como forma de complementação as ideias articuladas. 
A escolha de realçar essa postagem deu-se porque além de considerar a coerência dos argumentos, esse é um assunto com bastante pertinência na atualidade, visto os últimos acontecimentos nacionais em que deram vazão a atitudes racistas, homofóbicas, misóginas, xenofóbicas e de intolerância religiosa, que inclui redes sociais contaminadas por palavras de desrespeito e ódio, ao alcance inclusive do público infantil. Desse modo, a discriminação adentra  também o interior da escola, refletindo-se na postura dos alunos em diferentes idades.
Contudo, independentemente de lideranças vigentes e ideologias, buscar soluções para integrar a todos, atuando em favor da inclusão e da justiça social, continua sendo compromisso da escola, enquanto instituição humanizadora e socializadora. Sendo assim, podemos concluir que refletir em relação a questões que afligem a nossa sociedade, segue portanto, indispensável a formação docente.


terça-feira, 19 de março de 2019

Iniciando o IX Semestre


  
Iniciamos nessa semana as atividades do Seminário Integrador IX, nesse semestre daremos continuidade ao trabalho de análise das nossas antigas postagens, referentes aos quatro últimos semestres, presentes no portfólio de aprendizagem. Para começar, foi selecionada a publicação em destaque no link acima, que diz respeito ao desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem em sala de aula.
De modo reflexivo, foram feitos apontamentos relativos ao que pôde ser constado tanto na prática escolar cotidiana, como por intermédio das elucidações apresentadas na interdisciplina Projeto Pedagógico em ação. Assim, podemos caracterizá-la como reflexiva, de forma que inclusive foram expressas críticas relacionadas aos desafios encontrados para que seja possível a adoção efetiva da construção de PA´S no cotidiano em sala de aula.
 Para finalizar, coloco como destaque a importância dos PA´S apresentada na publicação analisada:
 "Um dos principais objetivos dos projetos de aprendizagem é auxiliar na organização e construção do conhecimento de forma coletiva, a fim de contribuir com a formação de indivíduos autônomos, participativos, críticos e criativos. Incentivando a busca por sanar dúvidas, estimulando o pensar de forma ampla e lógica e a comunicação espontânea e colaborativa".