Professor Reflexivo:
Iniciamos as atividades do V semestre na interdisciplina do Seminário Integrador com a leitura do texto "Ser Professor Reflexivo", da educadora portuguesa Isabel Alarcão.
A introspecção precede
mudanças significativas e positivas não somente na atitude do professor
reflexivo, mas na educação como um todo, visto que só podemos corrigir e
aperfeiçoar quando identificamos com clareza os aspectos que necessitam de
mudanças. O dogmatismo bloqueia essa reflexão e impede o crescimento e a
emancipação, pois ao contrário de “coisas” o homem busca por ser livre,
conforme sugere o texto de Isabel Alarcão.
Continuando à idéia da
autora, a ênfase no pensamento reflexivo que abarca o homem no final do século
XX, no contexto educativo internacional, a sua busca pela identidade, pode ser mais
bem compreendida em uma análise histórico-cultural. Dessa forma, pode-se
concluir que essa postura surge como um regresso desesperado a si próprio, após
ser tragado por adversidades de toda ordem que colocam em cheque as suas
competências. Como se todos os atrativos, os avanços e os conseqüentes prejuízos
tivessem ocasionado um distanciamento de nós mesmos.
Contextualizando a
abordagem do texto tanto a reflexão do professor quanto a autonomia do aluno
são dois temas pertinentes e atuais que se complementam, pois o despertar para
um aluno autônomo no gerenciamento da sua aprendizagem provém do incentivo de
um docente reflexivo e questionador. Dado o seu importante papel na produção e
estruturação do conhecimento, a postura do professor influencia diretamente na disposição
do aluno. Entretanto não somente na sua atuação em sala, sua postura como
investigador de si mesmo e do mundo, vai além dos muros da escola, se reflete
no seu consciente papel social, transformador e também participativo nas ações
que inferem mudanças na educação.
Podemos aprofundar essa
reflexão com a seguinte idéia da autora: “Educar para a autonomia implica fazer
um ensino reflexivo que, por sua vez, se baseia numa postura reflexiva do
próprio professor.” (ALARCÃO, Isabel)
Referências:
ALARCÃO, Isabel. Ser professor reflexivo. In: ___. (Org.). Formação reflexiva de
professores – estratégias
de supervisão. Porto, Editora Porto, 1996 (páginas 1-16 da adaptação).
Daniela,
ResponderExcluirGostei da tua postagem pois traz para a narrativa cotidiana do teu blog a análise das ideias apresentadas pela autora (Alarcão) e consegues problematizar essas ideias. Colocas assim em perspectiva o que contribui o autor, mas também colocas em pauta as tuas ideias sobre o tema.
Continues!
[]'s
Tutora Jacque