sexta-feira, 14 de abril de 2017

PROFESSOR REFLEXIVO

Imagem relacionada

                                              Professor Reflexivo:

   Iniciamos as atividades do V semestre na interdisciplina do Seminário Integrador com a leitura do texto "Ser Professor Reflexivo", da educadora portuguesa Isabel Alarcão.
  A introspecção precede mudanças significativas e positivas não somente na atitude do professor reflexivo, mas na educação como um todo, visto que só podemos corrigir e aperfeiçoar quando identificamos com clareza os aspectos que necessitam de mudanças. O dogmatismo bloqueia essa reflexão e impede o crescimento e a emancipação, pois ao contrário de “coisas” o homem busca por ser livre, conforme sugere o texto de Isabel Alarcão.
  Continuando à idéia da autora, a ênfase no pensamento reflexivo que abarca o homem no final do século XX, no contexto educativo internacional, a sua busca pela identidade, pode ser mais bem compreendida em uma análise histórico-cultural. Dessa forma, pode-se concluir que essa postura surge como um regresso desesperado a si próprio, após ser tragado por adversidades de toda ordem que colocam em cheque as suas competências. Como se todos os atrativos, os avanços e os conseqüentes prejuízos tivessem ocasionado um distanciamento de nós mesmos.
  Contextualizando a abordagem do texto tanto a reflexão do professor quanto a autonomia do aluno são dois temas pertinentes e atuais que se complementam, pois o despertar para um aluno autônomo no gerenciamento da sua aprendizagem provém do incentivo de um docente reflexivo e questionador.   Dado o seu importante papel na produção e estruturação do conhecimento, a postura do professor influencia diretamente na disposição do aluno. Entretanto não somente na sua atuação em sala, sua postura como investigador de si mesmo e do mundo, vai além dos muros da escola, se reflete no seu consciente papel social, transformador e também participativo nas ações que inferem mudanças na educação.
  Podemos aprofundar essa reflexão com a seguinte idéia da autora: “Educar para a autonomia implica fazer um ensino reflexivo que, por sua vez, se baseia numa postura reflexiva do próprio professor.” (ALARCÃO, Isabel)



Referências:
ALARCÃO, Isabel. Ser professor reflexivo. In: ___. (Org.). Formação reflexiva de professores – estratégias de supervisão. Porto, Editora Porto, 1996 (páginas 1-16 da adaptação).

Um comentário:

  1. Daniela,
    Gostei da tua postagem pois traz para a narrativa cotidiana do teu blog a análise das ideias apresentadas pela autora (Alarcão) e consegues problematizar essas ideias. Colocas assim em perspectiva o que contribui o autor, mas também colocas em pauta as tuas ideias sobre o tema.
    Continues!
    []'s
    Tutora Jacque

    ResponderExcluir