quinta-feira, 21 de março de 2019

Uma Lição de Descriminação



https://danielajspaixao.blogspot.com/2016/10/uma-licao-de-discriminacao.html

Revisitando a postagem no link acima, que se trata de uma reflexão referente ao conceito de discriminação e sua reprodução na infância, a indagação consiste em saber em que  dado momento passamos a perceber as diferenças e a discriminar, nesse caso, já nascemos preconceituosos ou essa seria uma percepção adquirida a partir das nossas vivências?
A referida publicação discorre a respeito de algumas constatações pessoais, seguindo pelas evidências apresentadas no vídeo, Uma Lição de Descriminação, como forma de complementação as ideias articuladas. 
A escolha de realçar essa postagem deu-se porque além de considerar a coerência dos argumentos, esse é um assunto com bastante pertinência na atualidade, visto os últimos acontecimentos nacionais em que deram vazão a atitudes racistas, homofóbicas, misóginas, xenofóbicas e de intolerância religiosa, que inclui redes sociais contaminadas por palavras de desrespeito e ódio, ao alcance inclusive do público infantil. Desse modo, a discriminação adentra  também o interior da escola, refletindo-se na postura dos alunos em diferentes idades.
Contudo, independentemente de lideranças vigentes e ideologias, buscar soluções para integrar a todos, atuando em favor da inclusão e da justiça social, continua sendo compromisso da escola, enquanto instituição humanizadora e socializadora. Sendo assim, podemos concluir que refletir em relação a questões que afligem a nossa sociedade, segue portanto, indispensável a formação docente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário