O Movimento Escola Nova teve princípio no final do século XIX, período de grandes transformações de âmbito social, econômico e político, motivado por concepções contrárias a limitadora pedagogia tradicional, lançou um novo olhar sobre a infância.
Para os estudiosos do movimento, defensores da democracia e liberdade de expressão, a criança era capaz de construir o seu próprio conhecimento e as ações pedagógicas deveriam conduzi-las a essa construção, nesse caso o foco principal deixa de ser o professor e passa a ser o aluno, ele é o centro do processo educativo. Outro aspecto que merece destaque é que para essa corrente de pensamento a educação está vinculada as demandas sociais, nos quais a escola deve se colocar de modo a contextualizar dialogicamente com essas variações.
John Dewey, foi um dos mais influentes teóricos Escolanovista, notável nome da corrente filosófica denominada de pragmatismo, defendia a aprendizagem pela prática. Por intermédio de experiências concretas em um ambiente estimulante, interativo e democrático, capaz de proporcionar situações de cooperatividade, e que fossem próximas a realidade do aluno. Nesse intento, a a ação pedagógica seria fundamentada no movimento da criança em direção ao conhecimento, fornecendo a ela condições de interagir, interpretar e relacionar o mundo a sua volta.
John Dewey, foi um dos mais influentes teóricos Escolanovista, notável nome da corrente filosófica denominada de pragmatismo, defendia a aprendizagem pela prática. Por intermédio de experiências concretas em um ambiente estimulante, interativo e democrático, capaz de proporcionar situações de cooperatividade, e que fossem próximas a realidade do aluno. Nesse intento, a a ação pedagógica seria fundamentada no movimento da criança em direção ao conhecimento, fornecendo a ela condições de interagir, interpretar e relacionar o mundo a sua volta.
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