A aquisição da linguagem falada foi o tema discutido na última aula presencial, a Professora Ivany Souza Ávila, após contextualizar os diferentes tipos de linguagem, propôs que nos reuníssemos em grupos a fim de debatermos a respeito.
O grupo de Alessandra, Ederson, Kasandra e Renata, no qual também estou inclusa, considerou que inicialmente a condição neurobiológica que motivaria o próprio choro seria então a primeira experiência humana de vocalização e que a partir dele ou desse exercício sonoro se manifestariam os balbucios, ferramentas essenciais ao desenvolvimento comunicativo humano. Também discorremos sobre a importância do diálogo com a criança pequena, como um estímulo essencial a fala, já que essa também se daria por repetição, estímulo-resposta. Entre esses e outros argumentos o assunto também foi pautado pela conversação com o grande grupo, que juntamente veio ao encontro das nossas conclusões.
Para finalizar a Professora Ivany nos trouxe para complementar as reflexões o artigo Aquisição da Linguagem, de Samanta Demetrio da Silva, que nos trás distintos autores, dentre eles Noam Chomsky (que tem como posição teórica o inatismo) e Vygotsky (que defendia que essa aquisição dependeria de estímulos sociais externos), sob o enfoque de diferentes correntes que exprimem múltiplos aspectos conceituais acerca desse princípio comunicativo, no qual podemos entender que muitos estudos foram e ainda são realizados concernente a esse complexo e instigante tema, tão relevante ao desenvolvimento humano.
Olá, a criança para por diversas etapas (choro, balbucio, apontar, até a aquisição da linguagem. Vygotsky defendia que a partir da linguagem os ser humano se desenvolve .
ResponderExcluirAbraços