quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Espaço e Forma

Os textos “Espaço e Forma na Educação Infantil” e “Espaço, Forma e Criança” nos apresentaram importantes elucidações a respeito da estruturação espacial e das relações geométricas que devem ser elaboradas ainda na infância, pois além do desenvolvimento cognitivo contribuem para o desenvolvimento social e psicomotor.
A minha área de atuação é a Educação Infantil e atualmente estou como uma turma de Berçário I, seguindo a linha da Epistemologia Genética, desenvolvida por Piaget, na qual compreende que o desenvolvimento infantil dá-se a partir da interação entre a criança e o meio, ou seja, que ela atua na sua aprendizagem. Procuro proporcionar aos meus alunos diferentes possibilidades, que promovam o desenvolvimento em amplos aspectos, lhes apresentando materiais diversos, diversificando e ampliando os seus espaços através da interação com outras turmas e visitando outros ambientes na escola. Também costumo sempre observar quais são os tipos de atividades que mais lhes despertam a atenção e proporcionam satisfação, a fim de adequar os meus objetivos aos interesses deles.
A orientação espacial inicia-se a partir das relações que a criança estabelece com o seu próprio corpo, cujo é a sua principal referência. Já a lateralidade começa quando a criança passa a perceber e a adotar outros pontos de referência. Quando ela estende a sua visão para o outro, conseguindo inclusive colocar-se no lugar do outro.
Por fim, ao desenvolver a competência de conseguir visualizar e identificar as formas geométricas, a criança desenvolve a habilidade da percepção geométrica. A percepção geométrica diz respeito à forma como a criança organiza o mundo ao seu redor, de como percebe e se orienta a partir das informações recebidas dos objetos a sua volta, dessa forma também é capaz de perceber o seu espaço no mundo.
                             
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Referências:
PIRES, Célia M. C. Espaço e Forma: a construção de noções geométricas pelas crianças das quatro séries iniciais do Ensino Fundamental. São Paulo: PROEM, 2000.
TORTORA, Evandro. Espaço e Forma na Educação Infantil: relato de uma experiência com professores atuantes em formação. Curitiba, 2013.
Imagem ilustrativa extraída da internet.




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