Os
textos “Espaço e Forma na Educação Infantil” e “Espaço, Forma e Criança” nos
apresentaram importantes elucidações a respeito da estruturação espacial e das
relações geométricas que devem ser elaboradas ainda na infância, pois além do
desenvolvimento cognitivo contribuem para o desenvolvimento social e psicomotor.
A
minha área de atuação é a Educação Infantil e atualmente estou como uma turma
de Berçário I, seguindo a linha da Epistemologia Genética, desenvolvida por
Piaget, na qual compreende que o desenvolvimento infantil dá-se a partir da
interação entre a criança e o meio, ou seja, que ela atua na sua aprendizagem.
Procuro proporcionar aos meus alunos diferentes possibilidades, que promovam o
desenvolvimento em amplos aspectos, lhes apresentando materiais diversos, diversificando
e ampliando os seus espaços através da interação com outras turmas e visitando
outros ambientes na escola. Também costumo sempre observar quais são os tipos
de atividades que mais lhes despertam a atenção e proporcionam satisfação, a
fim de adequar os meus objetivos aos interesses deles.
A
orientação espacial inicia-se a partir das relações que a criança estabelece
com o seu próprio corpo, cujo é a sua principal referência. Já a lateralidade
começa quando a criança passa a perceber e a adotar outros pontos de
referência. Quando ela estende a sua visão para o outro, conseguindo inclusive
colocar-se no lugar do outro.
Por
fim, ao desenvolver a competência de conseguir visualizar e identificar as
formas geométricas, a criança desenvolve a habilidade da percepção geométrica. A
percepção geométrica diz respeito à forma como a criança organiza o mundo ao
seu redor, de como percebe e se orienta a partir das informações recebidas dos
objetos a sua volta, dessa forma também é capaz de perceber o seu espaço no
mundo.
Referências:
PIRES, Célia M. C. Espaço e Forma: a construção de noções
geométricas pelas crianças das quatro séries iniciais do Ensino Fundamental.
São Paulo: PROEM, 2000.
TORTORA, Evandro. Espaço e Forma na Educação Infantil:
relato de uma experiência com professores atuantes em formação. Curitiba, 2013.
Imagem ilustrativa extraída da internet.
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