Nessa semana iniciamos as nossas atividades no PEAD, chegamos ao quarto semestre, com perspectivas de novos desafios e novas aprendizagens.
Após as discussões e combinações iniciais da aula do lV Seminário Integrador, fomos questionados com relação a importância do blog como uma ferramenta de suporte, onde registramos semanalmente as nossas impressões com relação as interdisciplinas do semestre. Particularmente considero ótima a ideia da construção de um portfólio digital, tanto o blog como a ferramenta pbworks, pois além de nos servir de suporte a nossa síntese reflexiva e ao workshop de aprendizagem semestral, também nos força ao exercício da reflexão e da capacidade argumentativa, assim como ao de sintetizar as aprendizagens.
Durante esse semestre também daremos continuidade a um projeto de pesquisa que iniciamos no semestre passado, o grupo a qual faço parte chama-se "Diversidade e preconceito" http://diversidadeepreconceito.pbworks.com/, e tem tudo a ver com o momento político no qual estamos vivenciando, onde extremismos estão ressurgindo e uma consequente ameaça ao pensamento crítico e a livre expressão. Assim como o Projeto de Lei 1301/15, baseado no Projeto Escola Sem Partido que pretende acabar com a liberdade de expressão ao proibir que professores e alunos discutam em sala de aula temas como: direitos iguais entre mulheres e homens, política, sexualidade,religião, história, filosofia e sociologia.
Entrando nessa discussão vejo o nosso país embarcando em um período triste de retrocesso, um país que nunca foi perfeito mas que nos últimos treze anos obteve importantes conquistas principalmente na área da educação e com relação aos direitos humanos. Dentre elas o Fies, o Ciências sem Fronteira, o programa de cotas nas universidades, a reforma do bolsa família, o aumento do salário mínimo e a lei Maria da Penha. E agora vemos a ascensão de movimentos neo liberais, de grupos fanáticos religiosos e de extrema direita que muito lembram o fascismo, ao pregarem a disseminação do ódio e do preconceito, assim inicia mais um capitulo na política brasileira.
Chegou um novo momento, o início de mais um semestre, acompanhado também de um novo momento na história do nosso país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário