A
instituição escolar é um tema que está e precisa estar sempre em pauta, a fim
de acompanhar o progresso, mas em se tratando de Brasil será que realmente
estamos progredindo, muitas mudanças já ocorreram de fato, mas se compararmos
com instituições de ensino de países desenvolvidos como o Canadá, a Irlanda ou
a Noruega, por exemplo, vê-se que ainda há um longo caminho a percorrer.
Será
somente por descaso que o modelo brasileiro de escola que ainda vemos hoje, alojamentos similares a instituições como hospitais,
presídios e hospícios, produza jovens desestimulados e alienados quanto aos seus
direitos e deveres para com a grande sociedade, ou é intencional que assim
permaneça. Os índices de evasão escolar ainda são altos, muitos jovens ainda
não conseguem encontrar na escola um lugar de possibilidades e oportunidades, o
que fortalece o mercado do tráfico, por exemplo, que acolhe justamente a jovens
que não encontram maiores perspectivas de vida.
Outra
questão também é a atual crise econômica que o nosso país enfrenta cujo se fala
muito em desequilíbrio do mercado financeiro e ajustes fiscais, palavras que
parecem gregas para a maioria do povo brasileiro, onde a matemática financeira é
dispensável do currículo das escolas públicas. Pois quando não se entende fica
mais fácil ser ludibriado, a contra partida o nosso povo é preparado arduamente
a aquecer o mercado do consumo, diariamente somos arrebatados com um bombardeio
de propagandas com novas promessas de felicidade instantânea, e os nossos
jovens também não aprendem nas escolas a construírem subsídios para saberem
selecionar o que realmente é importante para o bem comum.
A reflexão que faço pode ser aprofundada com o seguinte excerto:
A reflexão que faço pode ser aprofundada com o seguinte excerto:
O sistema educativo
está claramente relacionado com o mundo empresarial, por exemplo, com as
indústrias da informação e da comunicação, bem como com aquelas instituições econômicas
privadas que produzem investigação e, em geral, com todas as empresas que fazem
negócios com a produção, difusão e utilização do conhecimento. No entanto, as
finalidades dos sistemas educativos não se esgotam nessas interdependências,
nem em preparar o capital humano e o conhecimento que vai necessitar o mercado
para funcionar. (p. 54).
(Jurjo Torres
Santomé, A construção da escola pública como instituição democrática: poder e
participação na comunidade. Publicado na revista Currículo sem fronteiras, v.
1, n. 1, jan/jul 2001, p. 51-80).
Desse
modo muito há o que refletir a respeito da educação que queremos para as nossas
crianças e jovens, como rever os padrões de ensino das instituições escolares,
assim como a qualificação docente, os investimentos nas escolas públicas e
também o apoio das comunidades a essas instituições que muitas vezes fazem o
papel de lar. Se a educação brasileira está um caos, precisa-se rever
urgentemente qual é o papel da escola na sociedade, o que se espera dessa
instituição ou o que deveria se esperar, ou quem sabe, se ela já não cumpre,
designadamente, as exigências do mercado.
OBS: Texto desenvolvido para a atividade 2 do SI IV.
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