domingo, 19 de junho de 2016

BEBÊS DESCOBRINDO POEMAS

                 Recebemos da professora Ivany Sousa Ávila a tarefa de desenvolver um planejamento para trabalhar 'poemas' com os nossos alunos. No meu caso sou professora de berçário, tenho alunos com a faixa etária que vai de 8 meses a 1 ano e 5 meses e nesse caso a ludicidade assume uma importância muito grande, pois para eles além de ouvir é extremamente necessário ver e tocar, ter experiências físicas e concretas.

                  Para desenvolver o meu planejamento escolhi o seguinte poema:

O PATO
(Vinicius de Moraes, Toquinho, Paulo Soledade)
Lá vem o Pato 
Pata aqui, pata acolá
Lá vem o Pato
Para ver o que é que há.
O Pato pateta
Pintou o caneco
Surrou a galinha
Bateu no marreco
Pulou do poleiro
No pé do cavalo
Levou um coice
Criou um galo
Comeu um pedaço
De jenipapo
Ficou engasgado
Com dor no papo
Caiu no poço
Quebrou a tigela
Tantas fez o moço
Que foi pra panela.

Tonga Editora Musical LTDA






                 Objetivos: Exploração de sons e ritmos, aumento do vocabulário, expressão através da linguagem oral, gestual e corporal, associação de objetos ao nome, estimular a compreensão do que ouve, também a concentração, a memorização, a curiosidade, a percepção auditiva, tátil e visual. Exploração de diferentes materiais, cores, formas e texturas, controle da motricidade. Incentivar o gosto pela música, a imaginação, a descoberta de si e do outro e a socialização.

                  Desenvolvimento:
 - Num primeiro momento a apresentação do poema em forma de história, com o auxílio de fantoches e materiais como o caneco, a tigela e a panela, permitir que as crianças manipulem e explorem os diferentes materiais;
- Com o auxílio do DVD (ou não), apresentar o poema também em forma de música, cantarolando com as crianças;
- Confecção de cartaz juntamente com as crianças para que possam visualizar e seguir explorando o poema. 

                  Reflexões: O desenvolvimento dessa atividade foi muito tranqüilo, natural e prazeroso, pois foi possível perceber o interesse, o envolvimento e a satisfação das crianças em realiza-la. No início me sugiram dúvidas se realmente seria possível trabalhar poemas com berçário, mas ao refletir e entender o significado de um poema, as dúvidas deram lugar a amplas possibilidades e para os bebês todo o aprendizado surge naturalmente, muitas vezes inesperadamente e de forma simples. Posso dizer que esse trabalho foi muito rico e interessante, inclusive porque também me foi um excelente aprendizado. Ademais, esse planejamento coube perfeitamente no projeto que já estava em desenvolvimento com a turma, que chama-se “Bebês Descobridores”.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário