Por meio de pesquisas e de seus conhecimentos em biologia e também através da observação empírica de suas filhas e de outras crianças Jean Piaget denomina os estádios do desenvolvimento humano caracterizado por fases. Para Piaget o ser humano evolui por meio de estádios, a criança se desenvolve a partir da sua interação com o mundo e assim o aprendizado acontece de forma gradual e espontâneo.
A inteligência forma-se por meio de adaptações e o ponto de partida é o egocentrismo, sendo que a partir do momento em que a criança começa a interagir com o mundo o egocentrismo vai diminuindo.
Fases do desenvolvimento humano
Sensório motor (Entre 0-2 anos): A criança baseia-se em percepções sensoriais e esquemas motores para resolver seus problemas, que são práticos. Noções de espaço, tempo e causalidade começam a ser construídos.
Pré operacional (Entre 2-6 anos): Marcada pelo aparecimento da linguagem oral e do egocentrismo, a criança tem como ponto de referência ela própria.
Operatório concreto (Entre 7-11 anos): Acontece a descentralização, o pensamento torna-se menos egocêntrico e a criança consegue construir um conhecimento mais compatível com o mundo que a rodeia. O real e o fantástico não mais se misturarão em suas percepções.
Operatório formal (Inicia-se por volta dos 12 anos): O pensamento torna-se livre das limitações da realidade concreta, torna-se capaz de raciocinar logicamente.
.
Referências:
PIAGET, Jean. A Epistemologia Genética. Vozes 2º Edição
Imagens extraídas da internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário