FASE ORAL: Período de 0 a 1 ano de idade aproximadamente. Tem por características principais a região da boca como sendo a parte do corpo que mais lhe proporciona prazer. É pela boca que a criança entra em contato com o mundo, é por esta razão que a criança pequena tende a levar tudo o que pega a boca. O principal objeto de desejo nesta fase é o seio da mãe, que além de lhe alimentar proporciona satisfação, prazer ao bebê.
FASE ANAL: Período dos 2 aos 4 anos de idade aproximadamente. Neste estágio, ocorre uma mudança na fonte dominante de prazer da criança, que passa da boca para a região anal. Esta mudança é fruto da maturação física da criança, que desenvolve o controle muscular ligado à defecação.
FASE FÁLICA: Período dos 3 aos 6 anos de idade aproximadamente. O Estágio Fálico é o primeiro estágio genital. A fonte de prazer da criança passa a ser a zona genital. Esta mudança deve-se também ao processo de maturação fisiológica da criança que começa a estimular e a exibir os seus genitais. Durante este período, a criança adquire uma curiosidade a respeito das diferenças anatômicas entre os gêneros sexuais.
FASE DE LATÊNCIA: Período dos 6 aos 12 anos de idade aproximadamente. Tem nesse período a dissolução do complexo de Édipo no qual ocorreu na fase fálica. Ainda que este período constitua uma pausa na evolução da sexualidade este fato não significa necessariamente que a criança não tenha nenhum interesse sexual até chegar à puberdade, mas principalmente que não se desenvolverá nesse período uma nova organização da sexualidade, essa energia é sublimada para outras atividades, o prazer está em brincar, fazer esportes se socializar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário