Como se aprende
Assim como Jean Piaget as descobertas de Emilia Ferreiro com relação aos processos de aquisição e construção do conhecimento pela criança, ou seja o modo como ela aprende, nos permite concluir que as mesmas têm um papel ativo no seu desenvolvimento. E de que cada avanço que a criança faz dentro desse processo, cada salto cognitivo, vai sendo construído e assimilado aos poucos, através de associações nas quais consegue fazer. Por esse motivo acredito na importância dos estímulos desde o berçário, e em concordância com as orientações de Emilia quanto as práticas de leitura inclusive para os bebês, assinalo a importância de lhes oportunizar essa experiência com os livros,(observando o uso de material adequado a faixa etária), pois muitas vezes é na escola que terão esse primeiro contato. Claro que cada criança tem o seu tempo e nenhuma etapa necessária ao seu desenvolvimento deve ser esquecida, ao passo que desde o nascimento vamos assimilando e nos familiarizando com o ambiente ao nosso redor, vamos aprendendo. E de acordo com as pesquisas de Emilia, quanto mais cedo e estímulos, mais experiências a criança tiver no campo da grafia e da linguagem, com maior facilidade e tranquilidade ela se alfabetizará. Também se faz imprescindível que o professor alfabetizador descubra o que cada aluno sabe sobre o sistema de escrita. Isto permite que as intervenções sejam adequadas à diversidade de saberes da turma.
Penso também que dessa forma ocorra a elaboração do conhecimento em outras áreas cognitivas, não deve ser negado a criança a possibilidade de pensar, de experimentar, de vivenciar a infância, acho de suma importância para tanto o vínculo familiar, pois não só a escola, mas principalmente a família é responsável pelos estímulos necessários a aprendizagem.
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