terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Atividade para a Interdisciplina "Escolarização no Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica"


Produção:"Manifesto dos Educadores e Educadoras Brasileiras do século XXI"
           Para desenvolver esta atividade escolhi o desenho, pois é uma arte da qual gosto muito, nele desejei colocar de forma objetiva a maneira como gostaria de ver a educação. Inspirada também, pelos ideais de Anísio Teixeira com relação à Escola, quis representar um espaço com múltiplas possibilidades de aprendizagem, para o melhor desenvolvimento da infância e juventude. E tendo como aliados as atividades do professor, as artes, o esporte, a ciência e o empenho a valorização da nossa cultura, que é riquíssima por sua diversidade cultural e étnica. E toda essa organização sustentada pela participação mútua entre a sociedade e seus governantes com foco na qualificação e valorização da educação em nosso país. Pois para que essa máquina funcione é necessário o empenho não só dos profissionais da educação, mas também da comunidade e principalmente dos governantes.


Resultado de imagem para anísio teixeira

terça-feira, 17 de novembro de 2015

COMO OCORRE A APRENDIZAGEM

                  Como se aprende              


           Assim como Jean Piaget as descobertas de Emilia Ferreiro com relação aos processos de aquisição e construção do conhecimento pela criança, ou seja o modo como ela aprende, nos permite concluir que as mesmas têm um papel ativo no seu desenvolvimento. E de que cada avanço que a criança faz dentro desse processo, cada salto cognitivo, vai sendo construído e assimilado aos poucos, através de associações nas quais consegue fazer. Por esse motivo acredito na importância dos estímulos desde o berçário, e em concordância com as orientações de Emilia quanto as práticas de leitura inclusive para os bebês, assinalo a  importância de lhes oportunizar essa experiência com os livros,(observando o uso de material adequado a faixa etária), pois muitas vezes é na escola que terão esse primeiro contato. Claro que cada criança tem o seu tempo e nenhuma etapa necessária ao seu desenvolvimento deve ser esquecida, ao passo que desde o nascimento vamos assimilando e nos familiarizando com o ambiente ao nosso redor, vamos aprendendo. E de acordo com as pesquisas de Emilia, quanto mais cedo e estímulos, mais experiências a criança tiver no campo da grafia e da linguagem, com maior facilidade e tranquilidade ela se alfabetizará. Também se faz imprescindível que o professor alfabetizador descubra o que cada aluno sabe sobre o sistema de escrita. Isto permite que as intervenções sejam adequadas à diversidade de saberes da turma.
               Penso também que dessa forma ocorra a elaboração do conhecimento em outras áreas cognitivas, não deve ser negado a criança a possibilidade de pensar, de experimentar, de vivenciar a infância, acho de suma importância para tanto o vínculo familiar, pois não só a escola, mas principalmente a família é responsável pelos estímulos necessários a aprendizagem.


         
Resultado de imagem para emilia ferreiro

domingo, 15 de novembro de 2015

Sexualidade Infantil

         
A sexualidade das crianças é um tema difícil e complexo de ser abordado, pois apesar de Freud ter abalado, com suas ideias inovadoras, a sociedade da sua época, ao propor a concepção de uma infância que se afasta da tradicional imagem de pureza e de felicidade, trazendo à tona uma criança dotada de afetos, desejos e conflitos. Contudo, ainda hoje se têm dificuldade em aceitar a sexualidade infantil proposta pelo fundador da psicanálise.
Em nossa cultura denominada “pós-moderna”, as crianças se vestem como adultos, usam celulares, tem agenda de executivos e são estimuladas a adotar um modelo sexual que muitas vezes foge a sua própria compreensão. As crianças, muitas vezes, na ânsia de corresponder aos desejos e apelos, ainda que inconscientes, dos adultos a sua volta, procuram compensar suas frustrações, ajustando-se às suas expectativas, negando, de certo modo, a sua própria infância. Como acontece, quando vemos crianças como mini adultos e ainda achamos lindo, pois, se por um lado falar de sexualidade infantil tentando compreender os anseios das crianças é complicado, estimular sexualmente explorando a imagem infantil é entendido como “bonitinho”.


ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL INFANTIL




FASE ORAL: Período de 0 a 1 ano de idade aproximadamente. Tem por características principais a região da boca como sendo a parte do corpo que mais lhe proporciona prazer. É pela boca que a criança entra em contato com o mundo, é por esta razão que a criança pequena tende a levar tudo o que pega a boca. O principal objeto de desejo nesta fase é o seio da mãe, que além de lhe alimentar proporciona satisfação, prazer ao bebê.


                                               
FASE ANAL: Período dos 2 aos 4 anos de idade aproximadamente. Neste estágio, ocorre uma mudança na fonte dominante de prazer da criança, que passa da boca para a região anal. Esta mudança é fruto da maturação física da criança, que desenvolve o controle muscular ligado à defecação.


FASE FÁLICA: Período dos 3 aos 6 anos de idade aproximadamente. O Estágio Fálico é o primeiro estágio genital. A fonte de prazer da criança passa a ser a zona genital. Esta mudança deve-se também ao processo de maturação fisiológica da criança que começa a estimular e a exibir os seus genitais. Durante este período, a criança adquire uma curiosidade a respeito das diferenças anatômicas entre os gêneros sexuais.



FASE DE LATÊNCIA: Período dos 6 aos 12 anos de idade aproximadamente. Tem nesse período a dissolução do complexo de Édipo no qual ocorreu na fase fálica. Ainda que este período constitua uma pausa na evolução da sexualidade este fato não significa necessariamente que a criança não tenha nenhum interesse sexual até chegar à puberdade, mas principalmente que não se desenvolverá nesse período uma nova organização da sexualidade, essa energia é sublimada para outras atividades, o prazer está em brincar, fazer esportes se socializar.






terça-feira, 3 de novembro de 2015

A Guerra dos Botões - O filme



Este filme é uma adaptação do livro LA GUERRE DES BOUTONS, de Louis Pergaud (1882-1915), um clássico da literatura francesa. É um filme encantador que vale a pena assistir, é uma produção francesa dirigida por Yann Samuel que fala da rivalidade entre as crianças de duas aldeias rivais, faz uma metáfora do que é ser criança, a sua passagem da inocência ao amadurecimento, todo esse processo é desencadeado no ambiente social da escola, família e amigos, ambientado nos anos sessenta. Também faz alusão ao movimento feminista presente na época, mostrando o papel da mulher na sociedade, mostra o papel fundamental do professor, de como se apresentava a instituição escolar na época e muito mais...

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Criança, a alma do negócio



            Esse vídeo fala das investidas e influência da mídia sobre as crianças, de como essa mídia as prepara para serem meras e exacerbadas consumidoras. A infância virou um verdadeiro e lucrativo comércio.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Dica :

Em outubro, na semana de comemoração ao dia do professor, a Uniapae em parceria com o Infoco Educação realizará uma capacitação online e gratuita sobre o autismo na vida adulta.

As aulas serão ministradas pelas professoras Juliana Ciola e Maria Elisa Granchi, ambas certificadas pelo TEACCH® – Universidade da Carolina do Norte/EUA, que trarão conteúdos inéditos da 36ª Conferência Anual do Programa TEACCH®, realizado na Carolina do Norte.

Ao final, os alunos receberão um certificado emitido pela Uniapae/Infoco.

Aberto a toda comunidade. Divulgue com seus amigos e familiares.

Participe!! Inscrições abertas:

http://infocoeducacao.com.br/cursos/tea-na-vida-adulta

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

" Dia do Professor "

Verdades da Profissão de Professor
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
Paulo Freire

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Poema


Segundo Encontro...

                 Nessa semana no dia 28 de Setembro participei do meu segundo Seminário Integrador do PEAD/Ufrgs 2015, fiquei muito feliz com a recepção dos colegas, tutores e professores. Recebi o apadrinhamento da colega Alessandra Froener, que muito querida, durante a dinâmica da aula, me desejou boas vindas e me ofertou a palavra desejo como motivação, significando vontade forte em seguir em em frente,  aprender, ter sucesso e conquistar. E  já aproveitando o ensejo desejo a todos os iniciantes no curso também boas vindas, para todos os colegas um ótimo curso e que saibamos aproveitar ao máximo essa oportunidade.

domingo, 27 de setembro de 2015

Pestalozzi com órfãos em Stans

 "A vida educa. Mas a vida que educa não é uma questão de palavras, e sim de ação. É atividade."

O Show da Luna! Nos Anéis de Saturno - Episódio Completo

O Show da Luna! Como a Água Vira Chuva? - Episódio Completo

Acho os desenhos da Luna muito legais, são bons para se trabalhar em sala de aula com as crianças da educação infantil, fica como dica...

aventuras com os kratts cadeia alimentar parte 2

Esse também é um exemplo de desenho educativo e que pode servir de apoio para se trabalhar em sala, desperta a curiosidade e o interesse das crianças.

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Escolha De Ser Professora

Há dezessete anos atrás quando iniciei no curso Normal e até mesmo quando terminei, eu não tinha muita certeza do que queria, o sonho de ser professora era mais da minha mãe do que meu. Tanto que acabei por trilhar por outras áreas profissionais.
Recentemente, e acho que nunca é tarde para mudar, decidi retomar a profissão que achei que nunca mais exerceria. Com os filhos ainda pequenos (meus maiores motivadores), prestei concurso para o Município de Canoas e hoje atuo na educação infantil.
A cada dia que passa me sinto mais cativada por essa profissão tão desafiadora. Tenho muito o que aprender e isso me motiva muito.
Descobri esse curso por acaso (ou não), e já me sinto muito realizada com essas pequenas e importantes conquistas. Hoje acordo cedo movida pela busca ao aprendizado e a realização interna, batalhando para o dia que me moverei pela paixão e a certeza de que fiz a escolha certa.

domingo, 6 de setembro de 2015

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Boa noite!

É com muita alegria e expectativas, que inicio no PEAD/Ufrgs 2015, sou Daniela Jardim Dos Santos Paixão mãe de dois filhos e trabalho atualmente na educação infantil do Município de Canoas. Como já disse as expectativas são muitas, assim como a vontade de aprender. Deixo aqui só uma brevíssima apresentação, pois ao longo do curso me conhecerão melhor.