domingo, 21 de maio de 2017

Projeto Leitura em Foco

A elaboração de um projeto constitui um importante processo a partir de questionamentos que precedem e orientam a pesquisa posteriormente. Esta se fundamenta no ato de querer compreender, de buscar o entendimento sobre algo que já se tem ou não uma vivência prévia, essa investigação que pode abranger em amplos aspectos as diferentes áreas do saber é fundamental para o processo de aprendizagem.
Os PA’s Projetos de Aprendizagem diferentemente dos Projetos de Ensino partem do interesse e idéia inicial dos alunos, ou seja, não ignoram suas noções prévias, consideram ainda, que a curiosidade é a alavanca propulsora do conhecimento.
O nosso projeto, para a interdisciplina de Projeto Pedagógico em Ação, compreende turmas em diferentes faixas etárias, na qual pudemos identificar, por meio de questionamentos iniciais, a necessidade do desenvolvimento de um trabalho com o foco direcionado a leitura, incluindo a amplitude de prosseguimento e conexões que ele oferece.  Isso porque não há uma idade pré-determinada para o início dos questionamentos e investigações, o termômetro constitui o interesse que a turma demonstra por determinado assunto, ou quando se sente “provocada”. Pois mesmo nas crianças pequenas é possível identificar suas curiosidades e preferências através das diversas demonstrações de interesse, que não se traduzem somente pela fala, mas pela perceptível vontade de descobrir seja através do olhar atento, da imitação ou do toque, entre outras insinuações. Em síntese, para um maior entendimento: “(...) a competência do aluno para formular e equacionar problemas se desenvolve quando ele se perturba e necessita pensar para expressar suas dúvidas (...)” (FAGUNDES, Léa et al. 1999)
Concluindo, ao permitir a livre expressão dos seus alunos em nível de contribuições para a turma é possível ao professor estimular aspectos que vão além do desenvolvimento intelectual, pois ao interagir, demonstrar interesse, se colocar no lugar de aprendiz também, promove-se um ambiente construtivista. Dessa forma podem-se trabalhar aspectos emocionais e capacidades sociais que contribuem para o fortalecimento da auto-estima, do respeito e da cooperação, sentimentos tão importantes ao desenvolvimento humano.

Referências:
FAGUNDES, Léa et al . Aprendizes do Futuro: as inovações começaram! Coleção Educação a Distância. Programa Nacional de Informática na Educação, 1999.


https://leituraemfocopead.blogspot.com.br/ 

quarta-feira, 10 de maio de 2017

TOC Melhor é impossivel



      Trago em destaque cenas do filme "Melhor Impossível", a fim de contribuir com os estudos realizados para a interdisciplina de Psicologia na vida Adulta, pela brilhante interpretação de Jack Nicholson no papel de um paciente com TOC- Transtorno Obsessivo Compulsivo.
      O TOC configura-se como um dos distúrbios causados pela ansiedade tão comum aos nossos tempos, onde a cobrança pela perfeição é passível de torna-se uma obsessão.


       Link:
https://www.youtube.com/watch?v=4hLvWGiA5Ko

sábado, 6 de maio de 2017

O MAL DO SÉCULO

Resultado de imagem para IMAGENS PESSOA ANSIOSA

           Participando de um grupo que discute os transtornos causados pela ansiedade, para a interdisciplina de Psicologia na vida Adulta, trago algumas considerações a respeito:
Considerada por muitos como o mal do século a ansiedade pode ser definida, segundo o dicionário, por aflição, ânsia, nervosismo ou impaciência de quem espera. Considerada ainda como uma característica natural e até ancestral do ser humano, que antecede momentos de perigo reais ou imaginários, no qual evoca sensações como batimento cardíaco acelerado, suor excessivo, dor no estômago, irritabilidade, entre outros. Esses sintomas podem comprometer seriamente o cotidiano de quem sofre com o transtorno, podendo inclusive predispor outras doenças, como por exemplo, a síndrome do pânico e depressões.
As crises de ansiedade podem aparecer em distintas idades, entretanto pesquisas apontam que é mais freqüente na fase adulta e principalmente entre as mulheres, talvez pela sobrecarga de responsabilidades. De acordo com uma pesquisa na Folha de São Paulo a ansiedade afeta cerca de 20% das mulheres em comparação com 8% dos homens, a pesquisa ainda aponta que cerca de 40 milhões de adultos somente nos Estados Unidos sofrem com níveis clínicos de ansiedade.
Segundo uma reportagem na revista Istoé existem aproximadamente oito tipos  comuns definidos de ansiedade e vários tipos de tratamentos de acordo com as especificidades de cada uma delas, destaco a seguir:

Resultado de imagem para os tipos de ansiedade


Referências:

Links de pesquisa
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ansiedade

http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/2014/11/1549223-ansiedade-afeta-mais-mulheres-do-que-homens-diz-psicologo.shtml